Espaços de lazer do Centro do Rio continuam com problemas antigos

Locais frequentados pela população como o Boulevard Olímpico estão degradados, com pisos e calçadas quebradas... E não é de hoje, diz a diretora do Caminha Rio

Notícias
 

Fonte: Band News/Mobilize (complemento)  |  Autor: Francini Augusto  |  Postado em: 11 de novembro de 2021

Orla Conde: pisos e calçadas perigosamente esburac

Orla Conde: pisos e calçadas perigosamente esburacados

créditos: BandRio

Com o afrouxamento das medidas de restrição, a região central do Rio aos poucos volta a ter os espaços de lazer ocupados novamente. No entanto, alguns problemas antigos permanecem.

 

A Orla Conde, conhecida como Boulevard Olímpico, recebeu alguns ajustes consideráveis, como melhoria na limpeza do espaço e consertos dos bancos de madeira. Sem falar da pira, que não fica mais com água acumulada, já que agora recebeu na base uma vegetação. Mas saindo desse trecho próximo a Igreja da Candelária, são dezenas de reclamações.

 

Mesmo de dia, todas as luzes ficam acessas, gerando custos desnecessários. Boa parte dos pisos e calçadas em direção à Praça XV estão quebrados. Para piorar a situação, ainda colocaram fogo em um deck de madeira da orla. 

 

Não é de hoje

A diretora do movimento Caminha Rio, que realiza ações por cidades mais inclusivas para pedestres, Thatiana Murilo, lembra que o local está degradado há bastante tempo.

 

O Boulevard Olímpico possui ao todo 3,5 km de extensão e corta regiões do Centro como Gamboa e Saúde. O espaço é um dos mais frequentados para passeios ao ar livre e turismo, como a visitação ao Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, AquaRio e ao painel "Etnias", pintado pelo artista paulista Eduardo Kobra e considerado, à época, a maior pintura em mural do mundo.

 

O administrador Leonardo Stabilli estava distraído e quase caiu duas vezes ao passar pelo local com o chão cheio de imperfeições.

 

Neste ano, o prefeito Eduardo Paes sancionou, em julho, o projeto Reviver Centro, que incentiva a ocupação da região. Outros locais já receberam reformas e ajustes, entre eles a praça Mahatma Gandhi, e a Praça Paris, na Cinelândia.

 

Para piorar a situação, ainda colocaram fogo num deck de madeira da Orla. Foto: Francini Augusto

 

Carta aberta

A propósito da falta de políticas para manter em ordem os espaços de lazer da capital carioca, Thatiana Murillo lembra da carta enviada às autoridades em 2019, e cujo conteúdo na sua opinião permanece igualmente válido: "Esta carta aberta ao poder público foi assinada por várias organizações aqui do Rio em abril de 2019. Mas, diante da realidade mostrada na reportagem e dos recentes acontecimentos [referência à morte do pianista Nelson Freire], ela poderia ter sido escrita hoje", lamenta a diretora do Caminha Rio.

 

No texto, as organizações reivindicam que os governos adotem ações que possam levar a cidades caminháveis, acessíveis, com mais ciclovias e menos danosas à saúde. Segundo os ativistas, são pontos essenciais para mudar o quadro atual de violência no trânsito e de falta de priorização aos modos ativos de deslocamento tanto no Rio como nas demais cidades brasileiras.

 

Acesse aqui a Carta: "A participação da sociedade na construção de cidades mais humanas". 

 

Leia também: 
Em memória a Nelson Freire
Sua cidade trata bem as crianças? Ouça o Expresso #62
Brasil, 3º do mundo em mortes no trânsito. Como pacificar essa guerra
Rio de Janeiro assina declaração para reduzir combustíveis fósseis
COP26: Coligação mundial pede maior uso de bikes


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário