Rio de Janeiro assina declaração para reduzir combustíveis fósseis

Cidade é a primeira da América Latina a aderir ao compromisso de sustentabilidade, durante encontro com lideranças climáticas mundiais

Notícias
 

Fonte: Agência Brasil  |  Autor: Agência Brasil  |  Postado em: 26 de outubro de 2021

Cidade do Rio promete investir em combustíveis não

Cidade do Rio promete investir em combustíveis não-fósseis

créditos: Tomaz Silva/Agência Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou hoje (26) o compromisso da sua gestão em adotar medidas que favoreçam o futuro sustentável nas questões climáticas para a cidade. 

 

Paes participou da reunião do C14, com lideranças climáticas globais, quando assinou o documento Declaração de Desinvestimento de Combustíveis Fósseis, Investindo em um Futuro Sustentável. Com alta quantidade de carbono, os combustíveis fósseis são os que mais contribuem  para o aquecimento global.

 

O encontro foi organizado pelo Grupo C40 de Liderança Climática das Cidades, principal rede mundial de megacidades que analisa as questões climáticas.

 

Às vésperas do início da Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia, que começa no domingo (31), a capital fluminense reforçou o compromisso de aumentar os investimentos em soluções climáticas baseadas na economia verde, e de cortar os investimentos municipais a empresas de combustíveis fósseis. 

 

De acordo com a prefeitura, com a assinatura, a cidade se juntou a outras 1.484 instituições públicas e privadas de 70 países que se comprometeram com o desinvestimento em combustíveis fósseis. Passou a ser também a primeira cidade da América Latina a aderir ao compromisso e representará as demais prefeituras da região no encontro. Glasgow, que receberá a COP26, também referendou o documento.

 

Para o prefeito Eduardo Paes, a capital está no caminho correto dos investimentos baseados nas melhores soluções climáticas. “O Rio está empenhado em alavancar os mercados financeiros na direção certa: justiça climática impulsionada por finanças verdes”, disse.

 

Royalties do petróleo

Para o diretor-executivo da C40, Mark Watts, a adesão do Rio de Janeiro à iniciativa climática é significativa, já que a cidade é a principal dependente financeira dos combustíveis fósseis por conta dos royalties do petróleo no Brasil.

 

A cerimônia, transmitida de forma virtual, teve a participação dos presidentes das fundações de filantropia Ford e Ellen MacArthur, além de representantes do Vaticano e de redes de ação climática.

 

Paes lembrou que criou o C40 Cities Finance Facility, em 2016, período em que foi presidente do C40. O grupo foi um meio de intermediar a confiança entre as cidades e o setor financeiro, para desenvolver ações das cidades globais no enfrentamento das mudanças climáticas.

 

“Hoje, temos cidades, entidades religiosas e diversas organizações se comprometendo a financiar a transição da economia. O Rio tem o prazer de ser a primeira cidade da América Latina a assinar esse compromisso. Estamos comprometidos em alocar recursos no desenvolvimento sustentável, com educação e reflorestamento. Teremos R$ 5,4 bilhões [para investir] em mobilidade urbana, saneamento básico e saúde”, disse.

 

Leia também:
Poluição e mobilidade interferem nos casos e mortes por covid-19
Estamos no fim da era do petróleo?
Só dez estados brasileiros e o DF monitoram a qualidade do ar
Poluição afeta motorista mesmo ficando pouco tempo no trânsito
"Precisamos reduzir viagens e adotar modos limpos de transporte"


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário