App de mobilidade converterá corridas em reflorestamento na Amazônia

Serviço foi lançado em Paragominas, no Pará, na segunda-feira (27). Contrapartida da plataforma é plantar, em 2023, mais de mil mudas de andiroba em áreas degradadas

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Pará Terra Boa  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 30 de março de 2023

Aplicativo Tabb: corridas que rendem árvores

Aplicativo Tabb, no Pará: corridas que rendem árvores

créditos: Divulgação

O Pará acaba de ganhar o primeiro aplicativo de mobilidade urbana sustentável da Amazônia. Com programa de reflorestamento de áreas da região, a plataforma Tabb promete plantar uma muda de andiroba a cada 50 corridas realizadas, e só usar como combustível em seus carros o etanol, que emite muito menos poluição*.

 

O lançamento do aplicativo ocorreu na segunda-feira (27), em Paragominas, no sudeste do estado, primeira cidade na qual o serviço está disponível na região. Nos próximos meses, outros municípios paraenses e da região amazônica poderão usufruir do aplicativo.

 

Dentro das projeções, só na cidade de Paragominas poderão ser plantadas mais de mil mudas de andiroba em áreas degradas apenas em 2023.


Frota da Tabb adota etanol, mas empresa tem planos de usar combustível a base de andirobeiras. Foto: Divulgação 

 

De acordo com o gerente de frota da empresa, Cristiano Pedroso, até o segundo semestre, metade do etanol utilizado para abastecer a frota do aplicativo será produzido em território paraense, na usina de etanol pertencente ao grupo, localizada em Ipixuna do Pará, nordeste do estado.

 

Biocombustível de andiroba

Faz parte do projeto também transformar o óleo produzido pelas andirobeiras em biocombustível, gerando emprego e renda a populações ribeirinhas beneficiadas com as agroflorestas de andirobas advindas do programa "cashback verde" do app Tabb.

 

*Um carro movido a gasolina emite 145 gr de CO2eq (dióxido de carbono equivalente) por quilômetro rodado; um automóvel elétrico a bateria emite 92 gr; e um carro movido 100% a etanol emite 58 gr de CO2eq, quando considerado o ciclo de vida do etanol. Parte das emissões de CO2 do etanol é compensada pela cana-de-açúcar, que absorve da atmosfera, por meio da fotossíntese, o dióxido de carbono liberado pelo escapamento do automóvel (Fonte: Sistema Faemg Senar).

 

Leia também:
Zero tarifa, zero emissões, zero mortes no trânsito!
UE aprova proibição de veículos a gasolina e diesel a partir de 2035
Frota de veículos envelhece e piora emissões de poluentes no país
Saiba: seu carro emite um carro de carbono por ano!
Acordo para conversão do etanol em hidrogênio é assinado


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário