São Paulo assina contratos para ampliar a malha cicloviária

Prefeitura de São Paulo dá inicio à implantação de 48 km de conexões para bicicletas, que se integrarão às estruturas existentes e aos modais de transporte público

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Fonte: CET-SP/Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 18 de março de 2022

Obras de novas faixas para bicicleta em SP são anu

Obras de novas faixas para bicicleta em SP são anunciadas

créditos: Marcos Santos/ USP Imagens

A Prefeitura de São Paulo, finalmente, anunciou ontem (17) a retomada das obras de ciclovias e cilcofaixas na cidade. O contrato para ampliação da malha cicloviária em aproximadamente 48 km foi assinado pela CET (Companhia de Engenharia Tráfego) e a SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito) com a empresa Habitem, vencedora da concorrência em 2020. O custo para a instalação das novas conexões é de R$ 17 milhões.

 

Segundo a Prefeitura, os serviços de execução devem começar esta semana. As primeiras implantações serão as novas estruturas das avenidas República do Líbano e Indianópolis, e da rua Sena Madureira, três vias na zona sul da cidade. Duas ciclovias bastante aguardadas por quem pedala pela cidade são as ciclovias da Nações Unidas, com cerca de 7 km, conectando as estruturas da Nossa Senhora do Sabará e Alberto de Zagottis à ciclovia da CPTM, na altura da estação Jurubatuba; e a ciclovia da Radial Leste, com 3 km de extensão, e que conecta a ciclovia Caminho Verde às estruturas cicloviárias do centro da cidade.  

 

As vias que receberão as novas estruturas cicloviárias (veja abaixo) foram apresentadas e debatidas com a sociedade por meio da realização de oficinas e audiências públicas com a sociedade civil.

 

As novas ciclovias anunciadas:

- Ciclovia Bresser

- Ciclovia José Maria Whitaker I

- Ciclovia República do Líbano

- Ciclovia Rui Barbosa - Treze de Maio

- Ciclovia D. Pedro I

- Ciclovia Eduardo Paulo Freire

- Ciclovia João Batista Conti

- Ciclovia Miguel Yunes

- Ciclovia Nagib Farah Maluf

- Ciclovia Viaduto Itiguaçu

- Ciclovia Jacu Pêssego

- Ciclovia Sena Madureira

- Ciclovia Sangirardi - Dona Avelina

- Ciclovia Raimundo Pereira de Magalhães

- Ciclovia Cidade Universitária

- Ciclovia Ponte Jaguaré

- Ciclovia Jaguaré

- Ciclovia Campo de Bagatelle

- Ciclovia Dr Abraão Ribeiro

- Ciclovia Gastão Vidigal

- Ciclovia Ponte Freguesia do Ó

- Ciclovia Alvarenga

- Ciclovia Av. Mutinga

- Ciclovia Ordem e Progresso

- Ciclovia Tiradentes - Santos Dumont

- Ciclovia Radial Leste

- Ciclovia Armando de Arruda Pereira

- Ciclovia Alberto Zagottis e Octalles Marcondes Ferreira

- Ciclovia Carlos Caldeira Filho

- Ciclovia Indianópolis

- Ciclovia Nações Unidas I e Nações Unidas II


Plano cicloviário de SP

A rede cicloviária paulistana foi iniciada em 2010, ainda na gestão de Gilberto Kassab (PSD) eganhou grande impulso durante a gestão de Fernando Haddad (PT), que fez 400 km de ciclovias (em 2016). O processo foi interrompido durante a gestão de João Doria (PSDB) e retomado pelo seu sucessor Bruno Covas (PSDB), que renovou as estruturas e reformulou o plano cicloviário municipal, em 2019. 

 

Hoje, a cidade de São Paulo tem a maior malha cicloviária do país, com 699,2 km de vias com tratamento para bicicletas (ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas). Parece muito, mas corresponde a apenas 3,5% da extensão total das vias de São Paulo.

 

O Plano de Metas 2021-2024 prevê a implantação de mais 300 km de ciclovias e ciclofaixas. Para este ano de 2022, 157 km já estão definidos, passaram por audiência pública e foram apresentados durante os encontros periódicos da Câmara Temática de Bicicleta. Eles serão implantados por meio de duas concorrências públicas, ambas em fase de conclusão, e pela PPP da Habitação.

 

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