Livro traz relatos da mobilidade urbana em tempos de pandemia

E-book lançado agora reúne experiências e lições vividas por moradores e profissionais daqui e de outros países na Covid, e prepara os desafios que "certamente, virão"

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha/ Mobilize  |  Postado em: 27 de outubro de 2022

Ciclovias temporárias, o exemplo de Bogotá, na Col

Ciclovias temporárias, o exemplo de Bogotá, na Colômbia

créditos: Fernando Vergara/AP


Nem bem nos despedimos da pandemia de Covid-19, cientistas e a Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertam para efeitos perversos das mudanças climáticas, provocados por desmatamentos e outros, que abrirão caminho ao surgimento de novos vírus, novas doenças... Realidade que coloca na ordem do dia saber quais desafios deveremos  enfrentar para garantir a sobrevivência humana, e quais se relacionam à mobilidade urbana. 

 

Recentemente, o distanciamento social exigido pela pandemia mostrou-se a melhor prova das dificuldades que poderemos ter pela frente. É certo que as pessoas precisarão (re)aprender a se locomover em meio a cenários mais restritivos que hoje, e ainda agir para manter a saúde e a sustentabilidade do planeta.  

 

É precisamente disto que trata o livro "Mobilidade urbana em tempos de pandemia", que acaba de sair pela editora Libri e Edusp, e traz uma reunião de artigos de autores que vivem em cidades do Brasil, e da Colômbia, Espanha e França. O livro, no formato e-book, tem livre acesso e pode ser baixado no Portal de Livros Abertos da USP

 

 

Sandra Costa de Oliveira (foto) é uma das coordenadoras desse trabalho. Ela é doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP, pesquisadora no Centro de Documentação em Cidades Saudaveis (Cepedoc-USP), e foi quem enviou ao Mobilize a sugestão para divulgarmos o lançamento do livro, mais que oportuno para se repensar a nova mobilidade urbana. 

 

Mobilidade em tempos de covid...

Além de compilar artigos de vários pesquisadores, a obra apresenta relatos de experiências vividas por moradores e profissionais, como funcionários públicos, médicos, arquitetos, advogados etc., sobre como seus deslocamentos do dia a dia foram afetados pela pandemia. 

 

Traz ainda depoimentos de uma categoria que foi bastante solicitada em todo esse período: a dos motoboys, ou entregadores de bicicleta e moto, que entrevistados pelos autores, explicaram como a pandemia transformou seu cotidiano e sua rotina de trabalho. 

 

Com este livro, o objetivo foi registrar diferentes olhares e perspectivas para assim buscar enriquecer as discussões atuais sobre mobilidade, tendo como pano de fundo a pandemia, explicam os autores. E, ainda, trazer elementos que permitam ao maior número de pessoas vislumbrar o futuro que as cidades preparam com a nova realidade. 

 

"Em um mundo em constante crescimento e cada vez mais urbanizado, locomover-se será sempre uma questão importante, que requer um contínuo aprendizado estimulado pelas experiências e lições vividas e preparação para o enfrentamento dos desafios atuais e os novos que, certamente, virão", destaca o livro, no texto de apresentação.

 

Imagem da capa do livro. Para fazer o download (pdf)


*E-book 'Mobilidade urbana em tempos de pandemia'. Organização: Sandra Costa de Oliveira, Maria Cecília Focesi Pelliccioni e Márcia Faria Westphal. Faculdade de Saúde Pública da USP, 2022

 

**Sandra Costa de Oliveira, pesquisadora do Centro de Documentação em Cidades Saudáveis (Cepedoc), é administradora de empresas com habilitação em Hotelaria e Turismo pela Universidade de Taubaté (Unitau). Especialista em administração hospitalar e saúde pública, ambas pela Faculdade de Saúde Pública da USP, mestra em ciências pelo Programa de Saúde Pública da FSP/USP, e doutora em ciências pelo Programa de Saúde Global da FSP/USP, com doutorado-sanduíche na  Universidad de Antioquia (Medellín, Colômbia). 

 

Leia também:
Estudo revela o quanto a desigualdade impacta na mobilidade
Dois anos de pandemia = perda de R$ 25,7 bi no transporte público
Paris anuncia investimento bilionário por uma cidade 100% ciclável
Bogotá expande ciclofaixas em estratégia contra o coronavírus
Poluição e mobilidade interferem nos casos e mortes por covid-19


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário