Seul adere aos semáforos de piso para alertar "pedestres zumbis"

Tal como na China, Bélgica, Holanda, Austrália e Chile, o objetivo é evitar atropelamentos com pedestres que não tiram os olhos de seus celulares

Notícias
 

Fonte: The Korea Bizwire  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de novembro de 2022

Semáforo projeta luz no solo para alertar pedestre

Semáforo projeta luz no solo para alertar pedestres

créditos: The Korea Bizwire


Seguindo o exemplo de outras várias capitais do mundo, Seul, na Coreia do Sul, passou a utilizar luzes projetadas no piso para alertar pedestres desatentos que não tiram os olhos dos celulares enquanto caminham pelas ruas.


A iniciativa do governo municipal replica outros exemplos de sucesso em Chongqing e Hong Kong, na China, Antuérpia, na Bélgica, Amsterdã e Bodegraven, na Holanda, e Sidney na Austrália, além de Concepción, no Chile, que em 2017 adotou essa tecnologia de segurança. Instalado nas esquinas, o sistema consiste de luzes led coloridas que projetam na calçada as cores verde e vermelho, dos semáforos de pedestres.


A intenção é reduzir os atropelamentos envolvendo os smombie, pessoas sob "efeito zumbi" que os smartphones podem ter sobre o usuário enquanto ele está distraído, olhando para baixo, visualizando a tela enquanto anda. Ainda antes de 2017, a cidade de Augsburg, na Alemanha, havia instalado uma sinalização especial nas linhas de bonde da cidade após uma adolescente morrer atropelada por andar distraída olhando para o celular enquanto ouvia música.

 

Embora seja eficiente, o sistema havia recebido muitas críticas porque, de alguma forma, estimularia o "mau hábito de caminhar distraído". Mas, com a aparente onipresença dos smarthphones por todas as partes do mundo, várias cidades têm adotado essa solução.


Leia também:
Por que o "pedestre distraído" é um mito
Leds nas calçadas para alertar os distraídos com o celular
Holanda inaugura faixa de pedestres luminosa


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário