Seul, na Coreia, quer ser uma "cidade amiga do pedestre"

Governo local está inaugurando um novo caminho para pedestres, em meio a uma "floresta linear urbana". A meta é conectar toda a cidade com essas vias verdes

Notícias
 

Fonte: Smart Cities World  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de maio de 2021

Avenida Sejong-daero: vegetação e mais espaço para

Avenida Sejong-daero: vegetação e mais espaço para caminhar

créditos: SMG/Seul


Seul, a capital da Coreia, está ampliando sua rede de vias exclusivas para caminhantes. A mais nova está sendo inaugurada como um "caminho florestal para pedestres na avenida Sejong-daero, no centro da cidade. A via, também conhecida como Sejongno, tem apenas 600 metros de extensão, mas é muito frequentada por pedestres e por isso foi remodelada como um "calçadão" repleto de vegetação que procura conectar as pessoas com a cultura local e com a natureza.


O Governo Metropolitano de Seul (SMG) está desenvolvendo uma política para readequar suas ruas e avenidas com foco na circulação de pedestres, e ao mesmo tempo reduzir as pistas para o tráfego motorizado. Na avenida Sejong-daero também foram eliminadas faixas de rodagem, mas ela é a primeira realizada com o conceito de "floresta urbana", com árvores, arbustos e flores  ao longo de toda a via. O objetivo, segundo o SMG é conectar toda a cidade com esses caminhos verdes e transformar Seul em uma "cidade amiga dos pedestres".


Para a inauguração o SMG pretende realizar passeios pela área, mas em função da pandemia de Covid-19, tudo será feito sem contatos pessoais, incluindo eventos on-line, como tours virtuais. Os passeios de verdade ficarão para quando a crise de saúde estiver controlada.


Seul também anunciou recentemente que criaria mais parques modulares móveis na cidade para melhorar a paisagem e ajudar no controle do material particulado emitido pelo trânsito motorizado. A capital coreana ficou mundialmente famosa pela recuperação ambiental do rio Cheonggyecheon, entre 2003 e 2010, após a demolição de uma via elevada e o tratamento das águas antes poluídas. Hoje o local é um belo parque linear. Outra obra interessante foi a transformação de um elevado em um parque, graças à simples colocação de vasos e canteiros com vegetação abundante.

 

Rio Cheonggyecheon, em Seul: uma favela nos anos 1950, depois um elevado, e agora um parque linear Foto: SMG



Leia também:
Concurso Mobilize de Ilustrações: "Basta querer rabiscar e explorar a criatividade"
Mobilize inicia campanha financeira. Participe!

O rio poluído que virou parque em apenas três anos
Um mês sem carros: a bem sucedida experiência da Coreia do Sul
Cinco projetos sustentáveis recomendados pela ONU


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário