Um mês sem carros: a bem sucedida experiência da Coreia do Sul

Experiência fez com que a própria população sentisse os benefícios de um bairro sem carros e reivindicasse medidas como a retirada definitiva dos autos de algumas vias

Notícias
 

Fonte: ArchDaily  |  Autor: Constanza Martínez Gaete  |  Postado em: 15 de setembro de 2014

O exemplo da cidade de Suwon, que ficou um mês sem

O exemplo da cidade de Suwon, que ficou um mês sem carros

créditos: Suwon City / Reprodução

 

Durante um mês inteiro os carros foram proibidos de circular pelo bairro Haenggung-dong, na cidade de Suwon, Coreia do Sul. O evento aconteceu há um ano, e parte do Festival Mundial de Eco Mobilidade, mas os efeitos dessa experiência perduram até hoje. 

 

Acontece que a iniciativa gerou na população uma mudança de percepção em relação aos carros e motivou as autoridades a implementar ações no sentido de devolver as ruas às pessoas e aos ciclistas.

 

30 dias sem 1.500 carros

Em setembro do ano passado, a cidade de Suwon sediou o Festival Mundial de Eco Mobilidade. Como forma de celebrá-lo, foi proposto que os habitantes do bairro Haenggung-dong não usassem seus carros, mas apenas bicicletas e transporte público, durante um mês inteiro. O objetivo era aproximar os cidadãos dos benefícios trazidos pela redução do número de automóveis em circulação.

 

Ainda que, a princípio, algumas pessoas achassem difícil implementar a proposta – outras inclusive a rechaçaram – 4.343 pessoas fizeram parte da iniciativa, e deixaram seus carros na garagem. A consequência foi o aumento dos transportes a pé e de bicicleta, o que trouxe a necessidade de ampliar calçadas e disponibilizar 500 bicicletas para moradores e donos de estabelecimentos na região. Além disso, foram plantadas diversas árvores no bairro, visando, futuramente, tornar os trajetos mais agradáveis e sombreados.

 

Durante o mês livre de automóveis, as pessoas perceberam que o ar estava mais limpo, que o ruído havia diminuído e que os trajetos mais seguros valiam até mais que se deslocar de maneira cômoda de carro. Além disso, segundo um relatório da organização do festival, “os moradores de Haenggung-dong descobriram que num bairro sem carros, os espaços entre os edifícios se transformam em lugares seguros e verdes a serem aproveitados.”

 

Um ano depois...

Os efeitos desse mês de teste sem carros fizeram com que os cidadãos desfrutassem mais de sua cidade, vendo-a através de outra perspectiva.

 

Foram os próprios moradores que reivindicaram a eliminação dos estacionamentos de automóveis nas principais avenidas – Hwaseomun e Sinpung –, a implementação de Zonas 30 e os finais de semana livres de carros.

 

Por sua vez, o governo anunciou que construiria mais ciclovias, melhoraria o sistema de transporte público e reduziria os limites de velocidade em outras partes da cidade. O prefeito de Suwon disse que, graças a essa iniciativa que surgiu durante o festival, a cidade se converteu em líder na promoção de soluções ambientais e de sustentabilidade.

 

Por outro lado, um habitante do bairro disse que “se o Festival não tivesse acontecido, estaríamos vivendo com a mentalidade de que os carros são a única maneira de se adaptar a um estilo de vida urbano. O Festival nos ofereceu uma atraente alternativa, viável, mas sustentável, e por isso seremos eternamente gratos.”

 

Pelo alcance que teve, a iniciativa está entre as finalistas do Prêmio de Transporte Sustentável, organizado anualmente pelo Instituto de Políticas para o Transporte e Desenvolvimento (ITDP). 

 

Veja também o vídeo que mostra esta experiência na Coreia do Sul.

 

Leia também:

Cidades, como transformá-las? Comece por sua calçada 

Festival Ecomobility: um bairro, um mês, e nenhum carro! 

Buenos Aires ganha Prêmio Transporte Sustentável 2014 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário