Concurso Mobilize de Ilustrações: Inscrições prorrogadas até 20/8

Em entrevista, a arquiteta Marília Hildebrand explica detalhes da premiação. As inscrições foram prorrogadas para atender a pedidos de professores

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha/ Mobilize  |  Postado em: 30 de julho de 2021

Concurso de Ilustrações: pegue o lápis e mande seu

Concurso de Ilustrações: pegue o lápis e mande seu desenho

créditos: Marília Hildebrand/Mobilize Brasil


ATENÇÃO:
Estamos prorrogando o prazo para as inscrições de trabalhos no II Concurso Mobilize Brasil de Ilustrações. Várias escolas pediram a ampliação do prazo por conta das dificuldades colocadas pela pandemia e porque somente agora em agosto as aulas presenciais serão retomadas. Por isso, abrimos a possibilidade de inscrição de trabalhos até 20 de agosto. 
Para inscrições, acesse o link: 
https://www.mobilize.org.br/concursos/2-concurso-de-ilustracoes/


Colaboradora do Mobilize Brasil há cinco anos, a arquiteta e urbanista Marília Hildebrand* é uma das coordenadoras do II Concurso Mobilize de Ilustrações, lançado nesta semana. Nesta entrevista, ela explica em detalhes como as pessoas poderão colocar suas ideias e soluções de mobilidade no papel - ou nas telas - para além da pandemia, imaginando um futuro talvez melhor. O concurso é a primeira de uma série de atividades programadas para celebrar os 10 anos do Mobilize, conta Marília.   

 

Esta segunda edição do Concurso de Ilustrações do Mobilize coincide com o ano em que o portal completa uma década. A iniciativa abre a programação de aniversário, não é?
Exatamente, o II Concurso de Ilustrações é um dos projetos pensados para comemorar os dez anos do portal. Além desta primeira iniciativa, também estamos buscando recursos para viabilizar uma segunda edição do Estudo Mobilize e da seção Acompanhe a Mobilidade, que trará informações sobre planos, projetos e obras de mobilidade em cada capital. Se possível, também realizaremos um festival de filmes rápidos, o Minuto Mobilidade, e ainda estamos cogitando a viabilidade da remodelação do portal e a atualização do design das nossas redes.

 

O tema do concurso é "Como fica a mobilidade urbana depois da pandemia". Por que a escolha dessa temática tão complexa para uma ilustração? 
Acreditamos que pensar no futuro é também um exercício de imaginar outras possibilidades além das que estão postas. Assim, convidamos os participantes a pensar e explorar as tantas formas de deslocamento, colocando-as no papel. É claro que a própria palavra futuro traz consigo uma ideia de modernidade e de avanço tecnológico mas, cá pra nós, existem alternativas sustentáveis, bastante simples, baratas, que dispensam as tentativas de “reinventar a roda” para futuros possíveis.


Conte como vai funcionar o concurso, quantos vencedores serão escolhidos, e quais são as principais regras e datas do evento?
Serão eleitas três melhores ilustrações por categoria (Adulto e Infantil). E já adiantamos que os vencedores serão premiados com bicicletas. Para se inscrever é preciso acessar o portal, entrar na seção do concurso e responder ao formulário, já com a imagem da ilustração que irá concorrer. Receberemos inscrições até o dia 31 de julho  20 de agosto e divulgaremos os resultados no mês seguinte, em 31 de agosto em setembro de 2021. Recomendamos que as ilustrações sejam enviadas em alta resolução, seguindo o tamanho mínimo de um formato A3. A ideia é permitir trabalharmos futuramente com esses desenhos impressos, seja em exposições ou mesmo em publicações impressas do Mobilize.


Onde os trabalhos serão exibidos? Todos os desenhos estarão visíveis ao público, ou só os finalistas?
Os dez finalistas terão seus trabalhos expostos em uma galeria permanente, com destaque no Mobilize. Também estamos pensando em publicar todos os trabalhos inscritos, que poderão funcionar como um banco de imagens sobre mobilidade, de domínio público, para uso livre. É importante lembrar que em todos os casos os direitos autorais serão preservados e os autores sempre deverão ser mencionados nos créditos.


O concurso inclui agora uma categoria infantil. Qual é a ideia? Você crê que o tema sensibilizará também os pequenos? Os critérios de julgamento serão diferentes?
Sim, a ideia é sensibilizar as crianças e os jovens a pensar nos desafios que a pandemia impôs – ou escancarou – especialmente para o transporte público. Em matéria recente, o Mobilize comenta que, em meio à pandemia, o carro tem recuperado seu protagonismo entre os demais modos de transporte. Mas eu pergunto: seria esse um futuro possível, que se quer sustentar ao longo dos anos? Quais os efeitos dessa escolha nas nossas cidades? Eu arrisco dizer que já temos muitas respostas e elas não são boas…


Quem pode participar? Qualquer pessoa, de qualquer país ou formação, artistas ou não...?
Como comentei, estamos dividindo as inscrições em dois grandes grupos, um infantil, com crianças de 5 a 12 anos. E um segundo, para pessoas maiores de 13 anos. Estamos restringindo a participação a residentes no Brasil, pelo simples motivo da logística de envio dos prêmios, ou da festa de premiação, caso seja possível realizar alguma atividade presencial. E, sim, qualquer formação é bem-vinda, basta querer rabiscar e explorar a criatividade.

 

Quem vai julgar, como será composta a equipe que selecionará os melhores?
O júri será composto pelo corpo editorial do Mobilize, e possivelmente colaboradores parceiros. A avaliação seguirá os seguintes critérios:

- Adequação ao tema;

- Originalidade do trabalho;

- Qualidade técnica e artística;

- Conformidade com a idade (para a categoria infanto-juvenil). 

 

Os primeiros prêmios para as duas categorias têm tudo a ver com o Mobilize: são bicicletas. Quais serão os outros prêmios, para o segundo e terceiro colocados?
Ainda estamos definindo as premiações dos segundos e terceiros colocados, mas podemos antecipar que estamos avaliando a possibilidade de premiações com materiais profissionais de desenho, skates, patinetes e acessórios similares. Também pensamos em atribuir algumas menções honrosas e lembro que todos os participantes receberão um certificado especial.


* Marília Hildebrand
é arquiteta e urbanista pela Unesp, especialista em Política e Planejamento Urbano pelo IPPUR-UFRJ e com mestrado em Planejamento Urbano e Regional, na mesma instituição, onde desenvolveu pesquisa com foco em mobilidade urbana e justiça social. É colaboradora do Mobilize Brasil desde 2017. Possui experiência em pesquisa, nas áreas de legislação urbanística, planejamento e mobilidade urbana.


Leia também:
II Concurso Mobilize de Ilustrações
Em 2011, Ricky fez o Mobilize. E agora faz um balanço destes 10 anos
Saiu o vencedor do 1º Concurso Mobilize Brasil de Ilustrações
Mobilize inicia campanha financeira. Participe!
Em 2021 o Mobilize completa dez anos! Ouça no Expresso 31


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário