O rio poluído que virou parque em apenas quatro anos

O Cheonggyecheon, em Seul, era uma favela, viu seu leito ocupado pelo asfalto e viadutos, e agora é um parque linear

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa / Mobilize Brasil  |  Postado em: 01 de julho de 2016

Cheonggyecheon, antes e depois

Cheonggyecheon, antes e depois

Nas palestras que faz Brasil a fora, a equipe do Mobilize costuma mostrar o exemplo de transformação do rio Cheonggyecheon, em Seul (Coreia do Sul), em um belo parque linear com cascatas, fontes e peixes.


O renascimento do rio começou em julho de 2003, depois de uma consulta à população. A prefeitura da cidade implodiu um enorme viaduto, com cerca de 620 mil toneladas de concreto que havia sido construído entre os anos 1960 e 1970.

 

Rio Cheonggyecheon, no começo dos anos 1960: favela cedia lugar a uma grande via elevada Foto: blog.naver.com/flowerbud21

 



Final dos anos 1950: habitações em palafitas
Bem antes disso, no final dos anos 1950, quando a Coreia estava saindo da guerra que devastou seu território, o Cheonggyecheon era ocupado por uma grande favela contínua, em palafitas. Com a explosão da frota de automóveis, o vale foi ocupado por uma avenida de várias pistas e, posteriormente pelo elevado, finalmente demolido para a construção do parque.


A intervenção no Cheonggyecheon integra um grande plano, incluindo mudanças estruturais no transporte público e a construção de vários parques lineares na cidade. O custo total foi de US$ 370 milhões, bem menos do que o governo do estado de São Paulo desperdiçou na ampliação das avenidas ao longo dos rios Tietê e Pinheiros, em 2010.


Voltando a Seul, uma curiosidade:
na verdade, as águas do Cheonggyecheon continuam poluídas e correm em dutos sob a estrutura do parque. Há um trabalho em curso para a despoluição do rio, que em breve será trazido de volta à superfície. Afinal, o nome Cheonggyecheon significa "rio de águas límpidas". Boa política e boa engenharia a serviço da comunidade.

 

Rio Cheonggyecheon depois da intervenção que demoliu o elevado, recuperou as águas e criou o parque linear Foto: SMG


Leia mais no excelente texto do pesquisador Ferdinando de Sousa

 

Leia também:
Cinco projetos sustentáveis recomendados pela ONU
Um mês sem carros: a bem sucedida experiência da Coreia do Sul
O seu carro suja a água que você bebe 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário