VLT pode ser opção para revitalizar antiga linha Rio-Petrópolis

Governo do RJ vem realizando estudos de viabilidade técnica e financeira com objetivo de retomar ferrovia na região serrana com novos Veículos Leves sobre Trilhos

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Band News  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de março de 2023

Trens a diesel operam entre Vila Inhomirim e Guapi

Trens a diesel operam entre Vila Inhomirim e Guapimirim

créditos: Pablo Henrique Mendes

O governo do Estado do Rio realiza um estudo de viabilidade financeira e técnica para retomar as viagens de trem até Petrópolis, na região serrana. A iniciativa já está sendo debatida por técnicos da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, conforme anunciou o secretário da pasta, Washington Reis, para a rádio BandNews FM.

 

Segundo Reis, a ideia é aproveitar os trilhos da antiga ferrovia, a partir da estação Vila Inhomirim, do ramal Saracuruna, e substituir as composições do tipo "maria fumaça", movidas a diesel, que circulam hoje na região, por Veículos Leves sobre Trilhos (VLT).

 

Além das extensões Guapimirim e Vila Inhomirim, o governo também pensa em utilizar os novos veículos em uma possível extensão para a cidade de Petrópolis. 

 

Mobilidade e turismo

Além de ser uma opção para o transporte de passageiros, a linha também deverá ter viés turístico. A ideia, diz o titular da pasta, é aproveitar os trilhos já existentes a partir da estação Vila Inhomirim, em Magé, na Baixada Fluminense. 

 

Washington Reis confirmou ainda que deverá ir à China para negociar a compra, não apenas de VLTs, mas também de novas barcas, ônibus elétricos, trens e metrô. 

SuperVia

Paralelamente, a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana deve anunciar nas próximas semanas o 13º Termo Aditivo do contrato de concessão com a SuperVia, que opera a linha.  

 

A nova versão deve exigir mais prestação de serviços e prever multas acima das praticadas atualmente. A pasta pretende tirar da Agetransp a responsabilidade da aplicação de autuações e centralizar a penalização na secretaria. 

 

Leia também:
Cancela deve se tornar obrigatória em cruzamentos ferroviários
Obras do VLT do Subúrbio, em Salvador, estão paradas
O VLT de Cuiabá vai para o lixo?
Governo paulista confirma estudos para levar o VLT até Samaritá
VLT do Rio tem a aprovação de 88% dos passageiros


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário