Cancela deve se tornar obrigatória em cruzamentos ferroviários

Além da instalação de cancela em linhas férreas, Projeto de Lei na Câmara estabelece que, por segurança, nos trechos urbanos trens não poderão trafegar a mais de 15 km/h

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Fonte: Mobilize/ Agência Câmara de Notícias  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 22 de março de 2023

Falta de cancela preocupa a população de Quatis (R

Falta de cancela preocupa a população de Quatis (RJ)

créditos: Reprodução/TV Sul

Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1066/23, que torna obrigatória a instalação de cancelas automáticas, equipadas com dispositivos sonoros e visuais, e de semáforos nos cruzamentos rodoferroviários e passagens de nível em zonas urbanas ou de expansão urbana. Além disso, a velocidade máxima dos trens nesses trechos deverá ser de 15 km/h.

 

A proposta está em análise e ainda será despachada para discussão nas comissões da Câmara. O texto insere os dispositivos na Lei das Ferrovias. Essa norma prevê atualmente que a instalação de nova infraestrutura ferroviária em zonas urbanas ou de expansão urbana deverá seguir o plano diretor municipal e o plano de desenvolvimento urbano integrado.

 

“As ferrovias são construções antigas, e as cidades cresceram nas proximidades”, disse o autor da proposta, deputado Beto Preto (PSD-PR). “Hoje, há milhares de residências, estabelecimentos comerciais e outras construções, com grande fluxo de pessoas”, continuou o parlamentar ao defender mudanças na legislação.  

 

Acidentes 

Vale dizer que esse PL chega, não por acaso, após a repercussão sobre graves acidentes que há muito vêm acontecendo em vários municípios brasileiros, envolvendo trens e outros veículos ou pedestres. Recentemente, um dos mais tristes casos aconteceu no último dia 9 de março, em Jandaia do Sul (PR), quando um ônibus escolar se chocou com um trem na passagem ferroviária, e deixou 15 vítimas, entre elas duas crianças que morreram. 

 

São muitos os desastres que poderiam ser levantados, mas mais recentemente houve um exemplo típico em Barra Mansa (RJ): há cinco dias, um carro foi atingido pelo trem ao atravessar a linha férrea, o que deixou três feridos em estado grave. Ainda em março, em Jaraguá do Sul (SC), um motorista saiu ferido em circunstâncias parecidas: ele disse não ter ouvido a buzina do trem, e colidiu com uma das locomotivas. 

 

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