Em agosto, será lançado um projeto piloto inédito que oferece créditos no Bilhete Único para moradores da cidade de São Paulo que usarem a bicicleta em seus deslocamentos diários. A iniciativa é do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e do Centro de Inovação em Políticas Públicas Urbana (FGV Cidades), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Tembici.
O objetivo da pesquisa é avaliar o impacto dos incentivos financeiros sobre o comportamento da mobilidade urbana e assim contribuir para a formulação de políticas públicas. Segundo os pesquisadores envolvidos, o projeto quer entender, com método científico e dados reais de quem pedala, se incentivos financeiros são capazes de mudar comportamentos de mobilidade urbana.
O piloto foi desenhado para ajudar a prefeitura paulistana a definir questões centrais para a implementação definitiva do programa Bike SP, como o valor ideal a ser pago por quilômetro pedalado e quais perfis sociais devem ser priorizados na política pública.
Para participar
O estudo inicial prevê a participação de cerca de 1.000 pessoas, e as inscrições podem ser feitas até 30 de junho neste link.
Podem participar inscritos com idade acima de 18 anos, moradores da cidade de São Paulo, que tenham bicicleta e um Bilhete Único ativo, e consigam pedalar. Após a conclusão de um minicurso gratuito e obrigatório sobre segurança no trânsito, os aprovados serão informados por e-mail.
A partir de julho, os participantes selecionados deverão baixar o aplicativo Bike SP (disponível apenas para celulares Android) e registrar seus deslocamentos entre endereços previamente cadastrados. Em agosto, o experimento começa: até duas viagens por dia poderão gerar créditos no Bilhete Único, a serem creditados diretamente no cartão e validados nas máquinas de recarga física já disponíveis em terminais e estações de transporte público.
Base científica
Fabio Kon, professor de Ciência da Computação do IME e coordenador do projeto piloto ao lado de Ciro Biderman, diretor e pesquisador do FGV Cidades, conduzem a pesquisa e vão analisar seus resultados. Eles explicam como surgiu o projeto: “A Secretaria Municipal de Transportes nos procurou para aprimorar a pesquisa sobre o Bike SP. Nossa intenção, ao transformá-lo em um projeto piloto nas ruas, foi a de utilizar o método científico para compreender como o programa e o software associado funcionam em um ambiente real. Iremos extrair as respostas necessárias a partir da análise do comportamento dos ciclistas”.
“O piloto do Bike SP é uma oportunidade única para testar, com base científica, se compensar financeiramente quem pedala pode mudar padrões reais de mobilidade urbana. Nosso objetivo é gerar evidências que ajudem o poder público a tomar decisões mais eficientes e justas, com potencial de aliviar o trânsito, reduzir emissões e gerar economia para o sistema de transporte”, afirma Biderman.
Bike SP
O programa Bike SP foi criado pela Lei Municipal 16.547/2016, que estabeleceu a possibilidade de remunerar ciclistas como forma de estimular a mobilidade ativa e reduzir o uso de transporte motorizado. A política, no entanto, nunca foi regulamentada nem implementada de fato, e, até agora, não havia sido testada em larga escala. Um estudo encomendado pela prefeitura ao Banco Mundial entre 2021 e 2022 indicou de forma não experimental que o incentivo financeiro pode influenciar a decisão de adotar a bicicleta de forma tão significativa quanto a infraestrutura cicloviária.
A cidade de São Paulo conta com uma malha cicloviária de mais de 770 km, a maior do país. A meta da capital é quintuplicar o número de ciclistas nas ruas até 2030, conforme previsto no Plano de Ação Climática do Município de São Paulo 2020-2050. A expectativa é que o projeto Bike SP auxilie na conquista dessa meta. A pesquisa está associada ao EcoSustain, ao INCT ICoNIoT e ao FGV Cidades, Centro de Inovação em Políticas Públicas Urbanas.
Cronograma
- De 2 a 30/6: Inscrições no piloto Bike SP (clique aqui), por meio de preenchimento do formulário, incluindo dados e hábitos de deslocamento.
- 25/6 a 3/8: Período para baixar o aplicativo Bike SP e registrar algumas viagens. Os organizadores enviam lembretes pelo e-mail cadastrado.
- A partir de agosto: Os candidatos convocados para participar do projeto devem registrar todas as viagens de bicicleta no app. As viagens vão gerar créditos no Bilhete Único de acordo com o trajeto e a remuneração do grupo para o qual a pessoa for sorteada.
* Título original no Jornal da USP: "Estudo em parceria com a USP busca voluntários para projeto que troca pedaladas por créditos no Bilhete Único"
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