E-book traz informações que ajudam a "descomplicar" a Tarifa Zero

Pesquisadores da USP lançam publicação gratuita sobre experiências de cidades do país e do mundo que adotaram Tarifa Zero, e análises sobre desafios da mobilidade urbana

Notícias
 

Fonte: Jornal da USP  |  Autor: Mobilize Brasil (edit.)  |  Postado em: 14 de julho de 2025

Livro da USP traz análises e exemplos de Tarifa Ze

Livro da USP traz análises e exemplos de Tarifa Zero

créditos: Arte sobre foto: Wilson Dias/EBC e Editora Rima

Acaba de ser lançado o e-book Mobilidade Urbana e Tarifa Zero, publicação gratuita que traz uma análise aprofundada sobre os desafios, impactos e potencialidades da mobilidade urbana, em especial da adoção da tarifa zero no transporte público brasileiro. 

 

Na publicação, especialistas contribuem com a discussão dos aspectos econômicos, sociais e práticos relacionados a essa política pública, jogando luz às experiências de cidades que já a implementaram, e avaliam seus impactos na mobilidade urbana e na qualidade de vida das pessoas. O e-book está disponível gratuitamente para download neste link. 

 

A obra é assinada pelos professores e pesquisadores Antonio Clóvis Pinto Ferraz e Antônio Nélson Rodrigues da Silva, do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP; Magaly Natalia Pazzian Vasconcellos Romão, da Faculdade de Tecnologia de Jahu (Fatec); e Fernando Hideki Hirosue e Archimedes Azevedo Raia Jr, ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E foi desenvolvida como parte das atividades do Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), programa de pós-graduação em Neurociências e Comportamento da USP. 

 

Na abertura, a obra traz uma visão geral da problemática da mobilidade urbana no país, seguida da descrição dos principais meios utilizados de transporte urbano, e da análise comparativa dos modos de transporte coletivo e individual, sob a ótica da comodidade para os usuários, impactos gerais na comunidade e no trânsito, consumo de energia, emissão de poluição e acidentalidade. A ênfase no tipo de transporte coletivo é dada à modalidade por ônibus, por ser este o responsável por mais de 80% do transporte coletivo no mundo e, na maioria das cidades aqui, o único modo de transporte coletivo utilizado. 

 

Além de um histórico com as principais características da mobilidade nas cidades brasileiras, na parte final da publicação são abordados aspectos relativos à Tarifa Zero, com a apresentação da metodologia e exemplos práticos de cálculo do custo do sistema de gratuidade no transporte. 

 

São Caetano do Sul, cidade na RMSP que adotou a Tarifa Zero Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

 

Tarifa Zero

Muitas cidades no mundo e no Brasil vêm subsidiando o transporte público coletivo urbano como solução para poder  oferecer uma passagem de valor acessível (tarifa pública) em comparação com o valor da chamada tarifa técnica. O objetivo é beneficiar os segmentos da população de menor renda e, também, evitar a migração de usuários do transporte coletivo para os modos individuais motorizados (carro e motocicleta). “Em algumas cidades do Brasil e do exterior, o transporte coletivo é gratuito – sistemática denominada de Tarifa Zero. Em outras, o valor da tarifa é tão pequeno que pode ser referida como “Tarifa Quase Zero”, afirmam os autores.

 

Eles explicam que a Tarifa Zero prevê a utilização de outras fontes de recursos, em geral do próprio município, para o pagamento do serviço e, como destacam, pelas seguintes justificativas: a garantia do direito social ao transporte, o direito à cidade e o incentivo ao transporte sustentável. A seguir, o livro faz um apanhado de experiências bem-sucedidas de Tarifa Zero em cidades do Brasil e do mundo.

 

*Título original da matéria no Jornal da USP: "Descomplicando a mobilidade urbana e a Tarifa Zero: e-book gratuito traz análise de pesquisadores"

 

Leia também:
A onda saudável da Tarifa Zero pelo país
Tarifas do transporte público: Brasil x Mundo (2025)
Brasileiro continua pagando mais pelo transporte público
São João del-Rei, mais uma cidade Tarifa Zero em Minas


Quer apoiar o Mobilize Brasil?   

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário