Estudo do ITDP Brasil em parceria com a empresa Scipopulis e apoiado pelo Ministério das Cidades revela que o Brasil tem potencial para substituir mais de 14 mil ônibus a diesel por veículos elétricos até 2030, sem grandes alterações operacionais nos sistemas de transporte público.
A pesquisa Acelerando a Transição: Estratégia para Eletrificar a Frota Brasileira de Ônibus até 2030 analisou 18 sistemas de transporte público nas maiores regiões metropolitanas e concluiu que cerca de 14 mil hoje em operação têm perfil compatível com os modelos elétricos disponíveis no mercado nacional.

Fonte: Reprodução Estudo ITDP
Em sintonia com as metas do Acordo de Paris (2015), o governo brasileiro tem o objetivo de reduzir até 2030 as emissões de gases de efeito estufa em 37%, tomando como base os dados de 2005. E, de acordo com o estudo, a eletrificação da frota de ônibus pode retirar 24,6% das emissões nas regiões analisadas.
Além disso, há ganhos na qualidade do ar e na saúde pública, especialmente pela redução de doenças respiratórias e cardiovasculares. O estudo calcula que a troca diesel por elétricos poderá gerar uma economia entre R$ 54 milhões e R$ 62 milhões por ano em saúde nas regiões analisadas.

Na análise realizada, cerca de 41% da população brasileira seria beneficiada com os ônibus novos, deixando para trás veículos poluentes, barulhentos e desconfortáveis. De acordo com a pesquisa, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Belo Horizonte são os sistemas com maior potencial de eletrificação em valores absolutos.
Na avaliação de Clarisse Cunhe Linke, diretora-executiva do ITDP Brasil, o estudo reforça o papel estratégico da eletrificação em políticas públicas como o Programa de Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo Urbano (Refrota), no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
O relatório também traz recomendações concretas para o Governo Federal avançar com políticas públicas de descarbonização do setor de transporte, como o fortalecimento da gestão de dados operacionais, planejamento da infraestrutura de recarga e compras públicas coordenadas para dar escala à transição e estimular a indústria nacional.
Detalhes e o estudo completo estão disponíveis no site do ITDP Brasil.
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