Maricá (RJ) estuda implantar o transporte aquaviário, também gratuito

Linha de barcos, nos moldes do Tarifa Zero, ligará diferentes bairros cruzando canais e lagoas que banham o município. Estudos estão em fase inicial de viabilidade

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Maricá info  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 07 de agosto de 2025

Embarcação do futuro aquaviário de Maricá

Embarcação possível do futuro aquaviário de Maricá

créditos: Imagem gerada por IA

Na próxima segunda-feira (11), a Prefeitura de Maricá fará o lançamento oficial do primeiro sistema aquaviário da cidade fluminense. A ideia é criar uma linha de embarcações que ligue diferentes bairros através dos canais e lagoas que banham o município, e com isso aproveitar o potencial navegável dos recursos hídricos locais, melhorando a mobilidade urbana.

 

O sistema apelidado “Vermelhinho das Águas” deverá funcionar nos mesmos moldes do programa Tarifa Zero adotado para o transporte público por ônibus municipais, adianta a Prefeitura. 

 

A ideia do aquaviário não é nova, e mesmo estudos no sentido de criar um transporte por barcos já haviam sido tentados, mas foram descontinuados pelas gestões passadas. A atual administração, que se diz comprometida em tirar o projeto do papel, para tanto encarregou de coordenar os trabalhos as equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). Também está recebendo o apoio de especialistas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para fundamentar o projeto. Os levantamentos de campo que embasarão o parecer técnico conclusivo de viabilidade do projeto estão marcados para começar na semana que vem.  

 

Linhas e rotas

Ainda não há informações sobre detalhes técnicos, rotas possíveis ou prazos para implantação efetiva do serviço, já que o projeto se encontra em fase inicial de estudos de viabilidade. O que se sabe é que a linha aquaviária deverá interligar diversos bairros. Mas um percurso inicial, revelado em vídeo introdutório do projeto, pode ser o que liga a orla de Bambuí à orla Zé Garoto, no Boqueirão, atravessando um dos trechos da Lagoa de Maricá.


Também há a intenção de, futuramente, expandir o trajeto para alcançar outras localidades, como Ponta Negra e Araçatiba, ampliando a abrangência do sistema. Além disso, uma primeira estação modelo de embarque e desembarque poderá ser implantada em local estratégico, aproveitando “as condições perfeitas” identificadas na lagoa pelos técnicos do DNIT.

 

Leia também:
Maricá (RJ): tarifa zero nos ônibus e nas bikes compartilhadas
"Tarifa zero liberta as pessoas, as cidades"
Aquaviário de Vitória (ES) ganha um novo barco, com dois andares
Transporte aquaviário de Ilhabela (SP) começa a operar
Transporte aquaviário inicia operação piloto em São Paulo


Apóie o Mobilize Brasil 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário