Baterias "blade" prometem mais segurança a ônibus

Coletivos elétricos da BYD serão equipados com baterias mais resistentes a impactos e perfurações

Notícias
 

Fonte: BYD  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 12 de agosto de 2025

Chassis de ônibus elétrico com baterias

Chassis de ônibus elétrico com baterias "Blade"

créditos: Divulgação BYD

Presente há dez anos e conhecida no Brasil por seus automóveis elétricos e híbridos, a BYD nasceu em uma fábrica de baterias, em 1994, na cidade de Shenzen, China. Foi somente em 2003 que a empresa iniciou a produção de veículos alimentados pelas primeiras baterias de íons de lítio.


Não por acaso, a empresa retomou essa sua história para anunciar que seus novos chassis para ônibus elétricos passarão a ser equipados com as baterias do tipo "Blade", ou seja em formato laminar. Conforme a nota divulgada, as novas baterias já estão presentes nos automóveis da empresa desde 2020 e oferecem mais durabilidade, eficiência energética e, sobretudo, segurança contra incêndios ou explosões.


Desenvolvida pela própria BYD, a Blade tem formato alongado e estrutura interna que utiliza células LFP (lítio-ferro-fosfato) dispostas horizontalmente, de forma a otimizar o uso do espaço, além de reforçar a rigidez estrutural do veículo e permitir um desempenho térmico superior. Nos testes conduzidos pela BYD, como perfuração por prego (veja vídeo), aquecimento a 300°C e esmagamento (veja vídeo), "a bateria demonstrou estabilidade térmica excepcional, sem risco de incêndio ou explosão, mesmo diante de condições extremas", informa o anúncio da companhia. Essas características oferecem maior proteção em casos de colisão ou perfuração.


Ainda de acordo com a fabricante, a bateria Blade oferece maior durabilidade, com menor necessidade de manutenção. Nos novos ônibus elétricos que serão equipados com o novo componente, as capacidades de carga variam entre 425 kWh a até 642 kWh, o que permite recargas completas entre uma hora e meia e duas horas por meio da tecnologia de carregamento rápido. Na prática, os ônibus terão autonomia de até 270 km com a bateria de menor capacidade e até 350 km com a bateria de maior capacidade, em condições reais de tráfego urbano.


Produção no Brasil
A fabricação dos novos chassis de ônibus com baterias Blade será feita na unidade da BYD de Campinas (SP), inicialmente com baterias importadas da China. A empresa prevê que os packs de baterias Blade passarão a ser produzidos no Brasil a partir de 2026, em sua fábrica de Manaus.


Leia também:
Diesel x Elétricos: país tem potencial para troca de ônibus em 18 RMs
Paquistão inicia testes com "bonde sem trilhos"
São José dos Campos vai ampliar frota elétrica de ônibus e VLPs
"Bondes" chineses sem trilhos seriam alternativa para as cidades?


Apoie o Mobilize Brasil

 

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário