COREIA DO SUL: A prefeitura municipal de Seul anunciou que os testes para sua nova linha de bondes começarão neste mês (setembro), mas a inauguração está prevista apenas para o segundo semestre de 2026. Os testes da Linha Linha Wirye, que terá 5,4 km de extensão, serão realizados na pista de testes do Instituto Coreano de Pesquisa Ferroviária, com o objetivo de trazer o modal bonde de volta a capital sul-coreana - os últimos veículos encerraram suas atividades em 1968.
O novo bonde sem fios terá 12 paradas, dando acesso ao centro do município de Cidade Nova de Wirye, que fica na região sudeste metropolitana de Seul. Os bondes partirão do terminal Macheon (Linha 5 do metrô) em direção ao sul, seguindo então até Namwirye (Linha 8 do metrô), ou para o oeste, até Bokjeong (Linha 8), além da Linha Suin-Bundang, criada em 2020 pela fusão das linhas suburbanas Suin e Bundang.
Os bondes de piso baixo têm 2,65 m de largura e contam com baterias de alta capacidade instaladas no teto, além de faróis altos e baixos. Eles também são equipados com um sistema de alerta de colisão que combina sensores de radar e câmera para alertar o motorista quando um obstáculo é detectado e acionar o freio de emergência caso não haja resposta.
Além disso, a cor lilás dos veículos foi escolhida pelos cidadãos por meio de uma votação local. Um charme, não é mesmo? O bonde deverá completar 5.000 km de testes, com foco no desempenho, segurança, aceleração, frenagem, dirigibilidade em curvas fechadas, sistemas de comunicação e sinalização, conforto de condução, ruído e vibração. Após a conclusão desta etapa, o bonde continuará em testes na Linha Wirye, provavelmente a partir do final do ano.
Leia também:
Coreia do Sul quer solução de mobilidade urbana aérea da Embraer
Danos gerados pelos carros às pessoas e ao meio-ambiente
Bondinho histórico de Santos (SP) é renovado com painéis solares
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
