Veículos voadores: Eve apresenta plano para o Rio de Janeiro

Documento foi elaborado em conjunto com a Anac e a RioGaleão para orientar voos entre o aeroporto e o centro da cidade

Notícias
 

Fonte: Eve/Embraer  |  Autor: Murilo Basseto/Aeroin  |  Postado em: 05 de maio de 2022

Simulação de voo sobre o Rio de Janeiro

Simulação de voo sobre o Rio de Janeiro

créditos: Embraer


A Eve, empresa da Embraer especializada em veículos elétricos voadores, publicou nesta quarta-feira (4) o Conceito de Operações (Conops) para o mercado futuro de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês) no Rio de Janeiro. No documento, há diretrizes para que suas aeronaves elétricas possam ser usadas na cidade.


A iniciativa é pioneira no Brasil, abrangendo dados, análises, pontos de atenção e necessidades operacionais dos "eVTOL" (do inglês, electric vertical take-off and landing). A Eve também traz pontos sobre a jornada do usuário, serviços e suporte. O conceito da ação foi desenvolvido por meio de uma cooperação com 11 parceiros estratégicos e entidades governamentais, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a concessionária que opera o aeroporto do Galeão, a RioGaleão.


Luiz Mauad, vice-presidente de serviços e operações de frota da Eve, diz que o documento traz melhor entendimento sobre as características e desafios desta modalidade de transporte. "Temos informações para que o sistema possa não só se adaptar, mas também se desenvolver com soluções que irão garantir uma expansão de forma segura e sustentável", afirma.


A concepção do documento contou com um período de operações de voo realizadas em novembro do ano passado, conectando a Barra da Tijuca ao aeroporto internacional Tom Jobim e simulando os voos com a utilização de um helicóptero.

 

O documento está disponível para acesso no site da Eve. A empresa também incentiva interessados a mandarem sugestões e comentários para contact@eveairmobility.com.


Leia também:
Embraer firma parceria para desenvolver "carros voadores" no Brasil
Veículos voadores, agora com apoio de infraestrutura
Empresa britânica quer construir 200 'vertiportos' em todo o mundo
Táxi voador fez primeiro voo em Munique


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário