Empresa britânica quer construir 200 'vertiportos' em todo o mundo

Mobilidade aérea do futuro pressupõe projetar locais de pouso/decolagem de drones de carga e passageiros. Em abril, Reino Unido exibe primeiro hub operacional para isso

Notícias
 

Fonte: SmartCitiesWorld  |  Autor: SmartCitiesWorld/ Mobilize (tradução)  |  Postado em: 26 de janeiro de 2022

Perspectiva artística de modelo de vertiporto City

Perspectiva artística de modelo de vertiporto City Box

créditos: ©Urban-Air Port (UAP)

A startup britânica Urban-Air Port (UAP) divulgou seus planos de desenvolver 200 locais de vertiporto em todo o mundo nos próximos cinco anos. Vertiportos são as áreas projetadas especificamente para a decolagem e pouso de aeronaves de propulsão elétrica, como drones e "carros voadores". 

 

A proposta é que os vertiportos disponham de infraestrutura capaz de comportar em massa as aeronaves de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL), como drones de carga e táxis aéreos.

 

Os investimentos para isso virão da Supernal, antiga divisão de mobilidade aérea urbana do Hyundai Motor Group. Essa empresa garantirá também a infraestrutura de apoio às empresas para integrarem os pontos de conexão da mobilidade aérea avançada (AAM) às redes de tráfego existentes.   

 

Hub operacional 

A Urban-Air Port também anunciou o que afirma ser o primeiro hub totalmente operacional do mundo para eVTOLs: o Air-One, que deverá abrir à visitação pública na cidade de Coventry, no Reino Unido, em abril de 2022.

 

O objetivo é demonstrar um hub de operações multifuncional ultracompacto, de rápida implantação para veículos tripulados e não tripulados, que forneça comando e controle de aeronaves, carregamento e reabastecimento, carregamento de cargas e passageiros e outros serviços associados. 

 

Futuro da mobilidade aérea 

Prevê-se que o mercado de mobilidade aérea urbana cresça 9% ao ano, atingindo US$ 12,7 bilhões até 2027, de acordo com o relatório Global Urban Air Mobility Industry de 2021. Mas a falta de infraestrutura terrestre continua sendo uma das maiores barreiras para o crescimento da indústria de AAM .

 

A Supernal vem trabalhando para atrair partes interessadas, públicas e privadas, na moldagem dessa indústria de AAM. Também pretende desenvolver seu próprio eVTOL, cujo primeiro voo comercial está previsto para 2028. 

 

Segundo a empresa, o investimento poderá ajudar no apoio ao desenvolvimento dos novos modelos de vertiporto da Urban-Air Port, incluindo aí o hub de drones de entrega City Box e a expansão para novos mercados.

 

“Os carros precisam de estradas. Os trens precisam de trilhos. Aviões precisam de aeroportos. Os eVTOLs precisam da Urban-Air Ports”, declarou Ricky Sandhu, fundador e presidente executivo da UAP.

 

Ele acrescentou: “Apesar do potencial incomparável das aeronaves eVTOL para revolucionar a mobilidade, a importância da infraestrutura terrestre que as permite é muitas vezes negligenciada. Com o investimento, a experiência e a conexão da Supernal com o Hyundai Motor Group, podemos impulsionar o lançamento de infraestrutura terrestre sustentável, intermodal e escalável que desencadeará o futuro da mobilidade aérea avançada globalmente”.

 

Em outubro de 2021, o Aeroporto Internacional de Munique e o Porto Urbano Aéreo anunciaram que colaborarão no desenvolvimento de infraestrutura terrestre e operações aeroportuárias eVTOL que facilitem a decolagem e o pouso vertical de táxis aéreos elétricos que deverão passar a operar em meados da década.

 

Leia também:
Embraer firma parceria para desenvolver "carros voadores" no Brasil
Sua pizza, seu sanduíche, via aérea, aqui no Brasil
iFood se prepara para testar delivery de comida por drones
Dirigíveis podem voltar como alternativa sustentável de transporte
Nasa avança rumo à mobilidade urbana aérea do futuro



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário