'Carro voador' chinês faz 1º voo público em Dubai

Teste não tripulado da aeronave elétrica X2, da chinesa Xpeng, nos Emirados Árabes, durou 90 minutos. Veja vídeo

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo/Reuters/Xpeng  |  Autor: Folha de S. Paulo/Mobilize Brasil  |  Postado em: 13 de outubro de 2022

EVTOL X2, da chinesa Xpeng, fez voo sobre Dubai

EVTOL X2, da chinesa Xpeng, fez voo sobre Dubai

créditos: Xpeng


Um "carro voador" construído pela fabricante chinesa Xpeng fez seu primeiro voo público em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O voo serviu à empresa como uma preparação para o lançamento da aeronave elétrica em outros países. Agora, a empresa prepara um novo veículo para rodar sobre pneus em ruas e estradas e também voar a baixa altitude.

 

O veículo testado em Dubai é uma aeronave elétrica de decolagem vertical (eVtol) para duas pessoas, impulsionada por oito motores com hélices, duas em cada lado do veículo.

 

"Carro voador" da Xpeng, durante evento Gitex Global. Foto: Divulgação/Xpeng 

 

O voo de teste, não tripulado, em Dubai, durou 90 minutos e foi descrito pela fabricante como uma "experiência importante para a próxima geração de carros voadores." Conforme nota divulgada pela Xpeng, a aeronave concluiu com sucesso a avaliação de risco de operações específicas, trabalhando em parceria com o órgão controlador do tráfego aéreo dos Emirados Árabes (DCAA), que autorizou esse primeiro voo público em Dubai.


Uma equipe profissional da Xpeng Aeroht reuniu as informações técnicas sobre o projeto e tomando como referência os padrões internacionais formulou o conceito de operação e o manual do voo de demonstração, além de avaliar o risco da operação. O plano de mitigação de risco foi desenvolvido com a assistência da Sanad Academy e da Autoridade de Aviação Civil de Dubai.


Segundo Minguan Qiu, gerente geral da Xpeng Aeroht, o objetivo da marca é caminhar "passo a passo para o mercado internacional". Disse ainda que a escolha de Dubai para o primeiro voo deve-se, na visão da Xpeng, a ser esta "a cidade mais inovadora do mundo."

 

Projeção artística do futuro modelo capaz de rodar em estradas e voar a baixa altitude. Imagem Xpeng


Ainda neste ano a Xpeng promete testar uma nova versão de aeronave, que poderá rodar normalmente em ruas e estradas ou voar como um eVtol. O novo veículo é basicamente um automóvel, mas poderá acionar um sistema de braços dotados de hélices para voos em baixa altitude.

  

Veja o vídeo da Xpeng:

 

 

Leia também:
Embraer fará teste de mobilidade para o Eve, o seu "carro voador"
Veículos voadores: Eve apresenta plano para o Rio de Janeiro
Veículos voadores, agora com apoio de infraestrutura
Empresa britânica quer construir 200 'vertiportos' em todo o mundo
Parceria entre empresas quer expandir voos autônomos na Índia


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário