iFood se prepara para testar delivery de comida por drones

Ideia é que o drone complete a operação dos modais tradicionais, na primeira parte da rota das entregas. Não há data para início dos testes, mas a Anac já deu o aval

Notícias
 

Fonte: Infomoney  |  Autor: Allan Gavioli  |  Postado em: 14 de agosto de 2020

Ensaios com drone já foram feitos, com supervisão

Ensaios com drone já foram feitos, com supervisão da Anac

créditos: Divulgação

A empresa iFood recebeu o aval da Agência Nacional Aviação Civil (Anac) para iniciar voos experimentais com drones ao realizar as entregas de comida.

 

Nessa primeira etapa, a ideia é que o drone (veículo aéreo não tripulado) complemente a operação dos modais tradicionais, realizando a primeira parte da rota das entregas, que será finalizada por um entregador com moto, bike ou patinete.

 

Teste será feito na cidade de Campinas (SP), onde uma rota de 400 metros ligará a praça de alimentação do Shopping Iguatemi Campinas e o iFood Hub, estrutura dentro do empreendimento que roteiriza os pedidos.


A entrega deve levar em média 2 minutos, um trecho que percorrido a pé pode levar 12 minutos. A partir daí, a última parte do trajeto é feita pelos entregadores.

 

Há também uma segunda rota de voo que também será realizada em caráter experimental, que terá início no iFood Hub e destino final no droneport de um complexo de condomínios próximo ao mesmo shopping. De acordo com as estimativas, a rota de 2,5 km, que por terra seria feita em 10 minutos, passará a ser concluída em 4 minutos.

 

Ainda que o iFood não tenha revelado nenhuma data para o início dessas operações, a previsão é que os primeiros voos experimentais sejam realizados nos próximos meses.

 

“Devido ao avanço da pandemia de covid-19, a empresa está avaliando o momento mais adequado para dar início ao projeto, levando em consideração o bem-estar e a saúde de colaboradores e parceiros”, explicou o iFood em nota.

 

Segundo a companhia, as empresas parceiras da foodtech no segmento de drones, Speedbird Aero e AL Drones, conseguiram as autorizações necessárias e receberam o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) da Anac.

 

“Esse foi um importante passo para construir um projeto seguro, eficiente e economicamente sustentável junto aos nossos parceiros e órgãos responsáveis. Essa é uma etapa muito significativa para a evolução do uso comercial de drones”, explica Roberto Gandolfo, vice-presidente de Logística do iFood.

 

“Nosso objetivo primário é utilizar o drone para trazer mais eficiência para a operação logística. Estamos confiantes na evolução que o uso desse modal combinado a inteligência artificial pode trazer para a empresa”, conclui Gandolfo.

 

“O projeto foi conduzido de forma profissional. Cada detalhe da aeronave foi trabalhado com toda a atenção, tornando a logística aérea não tripulada uma possibilidade no país”, ressalta Samuel Salomão, fundador e CPO da Speedbird Aero.

 

O projeto, que está sendo testado desde o ano passado, teve seus ensaios finais em São José dos Campos (SP) e contou com a participação e supervisão da Anac. As primeiras entregas feitas por drone, em caráter de voo experimental, serão realizadas em Campinas, ainda que nenhuma data exata tenha sido divulgada para o começo da operação.

 

Leia também:
Metrô de Salvador usará drone para monitorar 33 km de trilhos
De helicópteros sob demanda a drones autônomos: mobilidade futura será vertical
Entregadores preparam paralisação; movimento chega a capitais latinas
Projeto pede condições dignas de trabalho aos cicloentregadores
Mobilidade e pandemia: o que esperar para o futuro na vida das cidades

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário