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Anac autoriza empresa a iniciar transporte de comida em cidades brasileiras utilizando drones. Mas a entrega na porta ainda será feita por pessoas...

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Fonte: Anac  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 24 de janeiro de 2022

Teste acompanhado pela Anac em novembro de 2021

Teste acompanhado pela Anac em novembro de 2021

créditos: Foto: Anac


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a Speedbird Aero a realizar entregas comerciais com drone no Brasil. Essa foi a primeira autorização concedida pela agência para operação comercial de uma aeronave não tripulada utilizada na entrega de produtos, no caso em parceria com a iFood. Segundo a empresa de aplicativos, os drones serão utilizados para cumprir as rotas mais longas, mas as entregas porta a porta continuarão a ser feitas pelos entregadores.


A autorização habilita o modelo de aeronave remotamente pilotada DLV-1 Neo a operar comercialmente em rotas para além da linha de visada visual do piloto (Bvlos - Beyond Visual Line of Sight, em inglês). O DLV-1 Neo também é o primeiro multirrotor a receber a autorização de projeto da Anac, o que permite que as entregas com drones se tornem uma realidade no país, para transportar alimentos e outros produtos. A partir de agora, a Speedbird Aero poderá utilizar o drone para realizar entregas com cargas de até 2,5 kg em um raio de 3 km, inclusive em ambientes urbanos, mantendo margens de segurança estabelecidas no projeto, como não sobrevoar pessoas, manter distância de possíveis fontes de interferência eletromagnética, observar alturas máximas e mínimas de operação, além das condições meteorológicas.


Processo de autorização
O processo de autorização do projeto foi desenvolvido ao longo de oito meses de  trabalho entre a Speedbird Aero, AL Drones e a  Anac. Por ser um tipo de operação novo e bastante desafiador, envolvendo não só o projeto do drone em si, mas também questões operacionais, o trabalho foi conduzido pelas Superintendências de Aeronavegabilidade (SAR) e de Padrões Operacionais (SPO) da Anac, de forma a se obter uma avaliação abrangente de todas as questões de segurança. Além da análise de documentos e manuais, a agência acompanhou quatro ensaios com os representantes da empresa: três em São José dos Campos (SP), para a avaliação das características técnicas da aeronave, e um ensaio em Aracaju (SE), para avaliação operacional.


Para o superintendente de Aeronavegabilidade da Anac, Roberto José Honorato, a aprovação do DLV-1 Neo merece destaque não só por ser o primeiro multirrotor aprovado pela agência, mas também por sua aplicação, entrega de mercadorias. “No processo que levou a esta aprovação, as características técnicas foram exploradas, com base em requisitos de segurança. A utilização de drones para entrega de mercadorias é uma das mais esperadas aplicações da tecnologia. O Brasil está na vanguarda", disse o executivo.

 

Veja um vídeo sobre a operação da iFood: 

 

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