Centro de logística para cargobikes é finalista em premiação europeia

Implantado há nove meses em Praga, o entreposto recebe cargas de várias empresas para distribuição por meio de bicicletas elétricas. Agora, uma nova unidade será criada

Notícias
Fotos
 

Fonte: Prague Morning  |  Autor: Prague Morning  |  Postado em: 19 de agosto de 2021

Entregadores de várias empresas no centro logístic

Entregadores de várias empresas no centro logístico de Praga

créditos: Depot.Bike


Em novembro de 2020, a cidade de Praga, na República Tcheca, iniciou um projeto-piloto de um entreposto logístico (Depot.Bike) para a entrega de encomendas por meio de cargobikes na área do bairro Florenc, região central da cidade. A ideia era reunir várias empresas de entregas e concentrar em um único local a chegada de cargas por vans e pela ferrovia próxima e sua distribuição pelas ruas da capital com bicicletas cargueiras elétricas.


Desde a inauguração até junho de 2021, os entregadores movimentaram mais de 50 mil volumes pacotes e percorreram mais de 23 mil km. E parece que valeu a pena. O projeto foi selecionado entre os três finalistas do prêmio Eurocities 2021, na categoria Zero Pollution, competindo pelo primeiro lugar com o projeto De Energiecentrale em Ghent, Bélgica, e o projeto Recyclerie des moulins em Nice, França. O vencedor do concurso será anunciado em novembro próximo.


Com o sucesso do piloto, Praga está planejando outro centro para cicloentregas em Andel, bem no centro da cidade, que começará a operar em setembro. A instalação de Florenc continuará operando indefinidamente.


“Nossa experiência em Praga até agora mostra que os micro-depósitos nos centros das cidades podem contribuir para agilizar a logística para que as mercadorias cheguem da menor distância possível. Em outras palavras, quanto mais depósitos tivermos, melhor funcionará todo o sistema. Trabalhamos com os maiores players de logística do mercado em ambos os depósitos. Essas empresas, assim como a cidade de Praga, veem um enorme potencial neste projeto e percebem que uma logística eficiente é a base de uma cidade saudável", declarou Adam Scheinherr, secretário de Transportes de Praga ao jornal Prague Morning. O secretário Scheinherr acrescentou que o objetivo é diminuir as emissões, o ruído e o tráfego na cidade. "Iniciamos o processo de modernização da logística em Praga e continuaremos trabalhando nessa questão”, concluiu.


O novo depósito em Andel será localizado sob o anel viário da cidade, com acesso fácil para as vans que trarão os pacotes a serem distribuídos. Tal como o primeiro centro, a nova instalação terá conteneires e bicicletas das empresas DoDo, WeDoCz, Dámejídlo.cz, Zásilkovna, DHL Express, PPL, Velká pecka e Direct Parcel Distribution. O micro depósito de Andel irá aproximadamente dobrar o número de pacotes entregues de forma sustentável em Praga.


Outra área com potencial para transporte sustentável e meio ambiente é o transporte ferroviário de carga, e que os planos da cidade também estão focados nessa direção, reunindo transporte sobre trilhos, pequenos centros de distribuição e bicicletas cargueiras para realizar as entregas, explicou Ondrej Bohác, Diretor do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento de Praga.

Veja mais fotos

 


Leia também:
Uma cargueira elétrica, fabricada no Brasil
Paris testa cargo-bikes elétricas para socorro médico de emergência
França quer incentivar troca de carro velho por bicicleta
Alemanha investe pesado na formação de especialistas em ciclismo

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário