Metrô de SP denuncia calote de R$ 81 milhões - CMT nega

Reunindo 24 empresas de ônibus intermunicipais e responsável pela gestão do Cartão BOM, o Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT) alega "interpretações distintas"

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Fonte: G1  |  Autor: Du Dias/Mobilize Brasil  |  Postado em: 18 de novembro de 2025

Ambos cartões seguem em uso

Ambos cartões seguem em uso

créditos: Wiki Commons

A Justiça de São Paulo foi provocada pelo Metrô em acusação contra o Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT), que reúne 24 empresas de ônibus intermunicipais e operava o antigo cartão BOM, por um calote nos repasses das tarifas pagas pelos passageiros. Segundo a acusação, os valores de viagens realizadas com o cartão BOM entre 2022 e 2025 nunca foram pagos, mesmo após o cartão ter sido substituído pelo TOP.

 

Para integrar ônibus intermunicipais, trens e metrô num mesmo sistema, o Metrô firmara um convênio com o CMT, responsável por operar o cartão e repassar à companhia metroviária a parte correspondente das tarifas. Segundo o Metrô, os repasses ocorreram normalmente até fevereiro de 2022, quando o consórcio comunicou que interromperia os pagamentos, afinal, havia um iminente encerramento no uso do bilhete BOM, certo?.

 

Errado! Alguns municípios até hoje não aderiram ao sistema TOP e continuaram a utilizar o cartão BOM. Ou seja, viagens pagas com o BOM continuaram sendo realizadas, mas sem o Metrô receber sua parte. A Justiça já reconheceu os direitos do Metrô e determinou que o CMT retomasse os repasses previstos no convênio, mas o CMT deve recorrer. Mesmo sem ver um centavo da dívida e sem a perspectiva de um acordo, o Metrô paulista chegou a renovar o convênio com o CMT pelo menos duas vezes.

 

Fato curioso é que tanto o consórcio CMT quanto o Metrô fazem parte da Associação Brasileira de Assistência ao Passageiro (Abasp) a grande responsável pela escolha da Autopass para administrar o cartão TOP

 

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