Territórios educativos são espaços urbanos vivos, que vão além dos muros de uma escola - são lugares que oferecem uma aprendizagem contínua, permitindo o desenvolvimento integral do indivíduo que percebe e utiliza fragmentos da cidade como recurso pedagógico. O conceito de território aqui é o mesmo adotado por Milton Santos, sendo ele o resultado de um processo de apropriação e uso do espaço urbano.
Foi justamente a partir da ideia de que as cidades são territórios educativos por excelência, que o Instituto Corrida Amiga criou o projeto Escola Ativa – O Despertar Para o Esporte, voltado à promoção da cidadania e da atividade física no cotidiano de crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Parece complicado? Que nada! A ideia é na verdade bastante simples e por isso, genial – o projeto propõe a caminhada como ferramenta educativa, esportiva e porque não, também de cidadania. Os resultados? Desenvolvimento físico e a promoção de espaços urbanos mais saudáveis, acessiveis e claro, caminháveis.
As ações desenvolvidas pela Corrida Amiga são modulares e replicáveis, incluindo metodologias como o Circuito do Pedestre, o Bonde a Pé, atividades lúdicas, oficinas com educadores e a produção de materiais pedagógicos, ampliando o diálogo entre escola e cidade. Desde que o projeto foi criado, foram beneficiadas pelo programa mais de 3.700 estudantes da educação infantil e do ensino fundamental de escolas públicas da cidade de São Paulo, além de oficinas com mais de 100 docentes.
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