Teleférico em Paris conecta quatro cidades da região metropolitana

Com 4,5 km de extensão e 5 estações, já está em operação o Cable C1, sistema integrado ao metrô que melhora a mobilidade de moradores de municípios a sudoeste da capital

Notícias
 

Fonte: Île-de-France Mobilités  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de fevereiro de 2026

Modo liga pelo ar bairros da Região Metropolitana

Modo liga pelo ar bairros da Região Metropolitana de Paris

créditos: Île-de-France Mobilités/ Divulgação

Em dezembro, a prefeitura de Paris inaugurou o seu primeiro teleférico urbano, o C1 Cable, com 4,5 km de extensão e cinco estações. O sistema conecta bairros de quatro cidades da região metropolitana, a chamada Île-deFrance. 

 

Segundo as autoridades, as operações foram iniciadas em 13 de dezembro de 2025, mas os trabalhos de finalização devem prosseguir neste começo de 2026.

 

O sistema faz a conexão, a partir da linha 8 do metrô parisiense, às cidades de Créteil, Villeneuve-Saint-Georges, Limeil-Brévannes e Valenton. Para embarcar no Cable C1, basta pegar a Linha 8 do metrô de Paris e seguir até Pointe du Lac, a estação final. 

 

Crédito: Île-de-France Mobilités

 

A nova conexão pretende resolver problemas de mobilidade entre as regiões administrativas de Paris, trazendo mais agilidade na conexão entre as cidades, melhorar os deslocamentos em bairros de difícil acesso, as ligações com o metrô e com uma das linhas de ônibus da região. Além disso, a expectativa é que incremente o desenvolvimento econômico dos municípios, oferecendo uma alternativa viável e rápida ao carro particular com um serviço de transporte de alta capacidade.

 

Capacidade

De acordo com a prefeitura, o teleférico C1 pode transportar cerca de 11 mil passageiros por dia e reduzir o tempo do trajeto de 40 minutos para 18 minutos. 

 

O uso será integrado ao transporte público regular. Clientes que têm os passes Navigo (passes utilizados pelos moradores de Paris e região) não pagam taxa extra. O custo para turistas é de 2 euros (R$ 12,52) por viagem.

 

Segundo a prefeitura, futuramente o teleférico deverá se conectar à Linha 15 do metrô, de modo a impulsionar as conexões com a região de Val-de-Marne e outros municípios que serão atendidos. 

 

Financiada pelo governo francês, a obra do Cable C1 custou cerca de 132 milhões de euros, e foi realizada pela prefeitura de Île-de-France, por meio da empresa pública de mobilidade (Île-de-France Mobilités), juntamente com a empresa interdepartamental do ambiente da região administrativa.

 

Para saber mais, clique aqui no site da Île-de-France Mobilités.

 

Leia também:
Prefeita de Paris visita Belém e assina acordo de cooperação
Com menos carros nas ruas, o ar de Paris está visivelmente mais limpo
Pedalando nas ruas de Paris (2025)
Mais um passo é dado para tornar Paris uma cidade sem carros

E que tal apoiar o Mobilize Brasil? 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário