Moradores de Jacarepaguá que usam a integração do metrô para o bairro estão decepcionados com o serviço. Quem desce na Estação Del Castilho/Nova América e opta por pegar o ônibus 611 (Nova América-Curicica) no horário de rush sofre com a lotação, além do grande período de espera: são cerca 20 minutos de intervalo para cada saída.
"Há dias em que o ônibus demora 30 minutos para chegar e mais 20 minutos parado no ponto para sair", reclama a consultora de vendas Josélia Santos.
A equipe de reportagem do jornal O Globo esteve no local e durante uma hora e dez minutos registrou as saídas. Enquanto a linha 614 (Nova América-Alvorada) partia, em média, a cada dez minutos, totalizando sete veículos entre 18h45m e 19h55m, a 611 saiu quatro vezes (18h54m, 19h14m, 19h34m e 19h50), com intervalo médio de 18 minutos.
"Outro dia eu acabei pegando um ônibus para a Barra. A demora é pior nos fins de semana. Já fiquei quase uma hora esperando o 611", diz o técnico de informática Daniel Maia.
De acordo com o MetrôRio, as linhas 610 (Praça Seca) e 613 (Autódromo) não são integradas ao metrô, mas a concessionária vem conversando com a Redentor, responsável pelas linhas, para implantar a integração das tarifas. A concessionária também informa que a 614 (Alvorada) opera com 14 carros; a 611 (Curicica), com oito. Esses números talvez expliquem o motivo de o intervalo para a Barra ser menor.
A Fetranspor informa que as reclamações sobre quantidade de carros e demora nas saídas das linhas devem ser enviadas para a SMTR, que tem o poder de estudar o aumento da frota.
Leia também:
Está nascendo a primeira cooperativa de táxi de bicicleta do Rio
Obras da Transolímpica, via expressa do Rio de Janeiro, são iniciadas
Rio de Janeiro inaugura novo mergulhão da Transcarioca