O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira (19) que a integração de ônibus na estação Largo Treze, da linha 5-lilás do metrô, passará a ser gratuita no próximo mês de outubro, informou a Folha de S. Paulo.
O anúncio acontece em meio ao acirramento da campanha eleitoral pela Prefeitura de São Paulo, na qual Alckmin apoia o candidato tucano José Serra.
Atualmente, os usuários que chegam ao Largo Treze de metrô ou trem pagam R$ 1,65 para embarcar em um ônibus, com direito a pegar mais dois ônibus sem pagar outra tarifa pelas próximas três horas. A tarifa também é cobrada para quem chega ao local de ônibus e segue viagem de metrô ou trem usando o Bilhete Único.
A partir do dia 15 de outubro, quem descer na estação Largo Treze e utilizar o Bilhete Único poderá embarcar em uma das 55 linhas de ônibus que saem do local gratuitamente, sem pagar a integração. O benefício também é válido para quem vai de ônibus até a estação e acessa o metrô.
A medida visa a reduzir a lotação nas estações Pinheiros e Santo Amaro, na linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que fazem integração com as linhas 4-amarela e 5-lilás do metrô.
Para o governador, "as pessoas hoje preferem descer nas estações Pinheiros e Santo Amaro, que são um entroncamento do metrô e o do trem, para economizar. Com a integração gratuita no Largo Treze, os usuários podem continuar economizando, mas com mais conforto".
O desconto será valido por, pelo menos, três anos, quando a linha 5-lilás do metrô deve ser concluída.
Também para reduzir a grande demanda nas estações Pinheiros e Santo Amaro no horário de pico --das 7h as 9h-- o governo passará a cobrar R$ 0,50 a menos na tarifa de quem utilizar as linhas 5-lilás e 9-esmeralda entre as 9h e as 10h. Também para garantir o desconto, é preciso usar o Bilhete Único.