Mapas animados mostram trilhos de São Paulo, Nova York, Istambul...

De sua casa, nos EUA, um engenheiro colhe dados de trens e metrôs para produzir curiosos mapas dinâmicos das redes de trilhos do mundo. Em junho foi a vez de São Paulo

Notícias
 

Fonte: Instagram  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de julho de 2025

Trilhos urbanos em animação de Brian Greenlees

Trilhos urbanos em animação de Brian Greenlees

créditos: Reprodução

 

O engenheiro civil Brian Greenlees é um entusiasta dos transportes. Em seu perfil no instagram ele publica mapas animados de sistemas de metrô e trens urbanos de grandes cidades ao redor do mundo, com uma trilha sonora que corresponde mais ou menos ao lugar destacado.


Em junho, Greenlees publicou esta animação dedicada ao metrô e trens urbanos da cidade de São Paulo que já tem quase 39 mil curtidas e um enorme "trem" de críticas.



O mapa é interessante por mostrar o movimento de trens em cada linha, mas não é exatamente um espelho da realidade, como revelam os comentários de alguns brasileiros que tiveram acesso ao mapa e que conhecem de perto as dificuldades de quem circula pela Região Metropolitana de São Paulo. Os mais ácidos sobraram para a Linha 9, operada pela concessionária Via Mobilidade, e que é "um sufoco" diário nos horários de maior movimento.

 

E, cá entre nós, a Garota de Ipanema não se sentiria muito confortável circulando nesses trens lotados ao cair da tarde, sentindo o "perfume" do poluído canal do Pinheiros. A canção de Tom Jobim e Vinicius de Morais é praieira e tranquila demais para uma cidade como São Paulo. A nossa sugestão, óbvia, seria o Trem das Onze, de Adoniran Barbosa. Mas o trem não mais existe, e o metrô ainda não chegou ao bairro do Jaçanã.


Leia também:
Brasileiro continua pagando mais pelo transporte público
A onda saudável da Tarifa Zero pelo país
Mais duas pontes no DF: atalhos para o congestionamento?
Pesquisa busca entender a perda de usuários do sistema de ônibus de Curitiba

 

 Quer apoiar o Mobilize Brasil?  


Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário