Associação cobra ciclovia anunciada em 2004 na Av. Eliseu de Almeida, em São Paulo

Subprefeito diz que estudos serão encaminhados para CET. Ciclocidade publicou relatório que mostra burocracia do projeto

Notícias
 

Fonte: G1 SP  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 24 de setembro de 2012

Ciclofaixa em São Paulo

Ciclofaixa em São Paulo

créditos: Divulgação

 

A Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) organizou um ato na Avenida Eliseu de Almeida neste sábado (22), Dia Mundial Sem Carro, para cobrar a construção de uma ciclovia anunciada desde 2004 na via.

 

O grupo publicou no site da associação um relatório (confira a íntegra) no qual mostra toda a trajetória do projeto, desde seu anúncio em 2004, passando pelo ano de 2007, quando a Prefeitura anunciu a meta de entregar a obra em 2010.

 

Os ciclistas defendem a criação de espaço para as bicicletas nas avenidas Eliseu de Almeida e Pirajussara, por serem um importante eixo de ligação na zona oeste da capital. Em abril deste ano, um ciclista foi atropelado e morto no trecho.

 

"Construir uma ciclovia nessa avenida dá segurança ao ciclista em um local que é o local mais plano e adequado para ele acessar a cidade vindo do Tabão e vindo de todos os bairros ao redor da Avenida Eliseu de Almeida", afirma Thiago Benicchio, diretor da Ciclocidade.

 

O subprefeito do Butantã, Daniel Rodrigueiro, diz que levantamentos serão encaminhados para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para ajustes e que, após isso, a implantação dependerá de decisão do governo. "Todos os técnicos trabalharam nesse projeto e agora é só nós encaminharmos para a CET para uma melhoria nos dados, e depois é decisão do governo", disse.

 

Estratégica

A ciclovia é considerada estratégica por ficar em uma região plana e que pode ser referência para moradores de bairros da zona oeste e também das cidades de Embu, Osasco e Taboão em seus deslocamentos. Em Taboão, a prefeitura já realizou a implantação de ciclovia que tem previsão de interligação com a prometida para a Avenida Eliseu de Almeida.

 

Em agosto, a associação realizou contagem dos ciclistas que trafegam pela região. "A contagem de ciclistas, realizada pelo terceiro ano consecutivo, identificou 580 ciclistas na avenida entre as 6h e 20h, número que poderia ser bem maior se houvessem condições de segurança para os usuários de bicicleta", informa a Ciclocidade.

 

Mapa do Plano Regional Estratégico que previa inauguração da ciclovia em 2006 (Foto: Reprodução)Mapa do Plano Regional Estratégico que previa inauguração da ciclovia em 2006 (Foto: Reprodução)



Leia também:

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário