Itaipu vai testar modelo de VLT em escala real

Protótipo de Veículo Leve sobre Trilhos chegará a Foz do Iguaçu-PR até o final do mês, e será submetido a estudos de eletrificação

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Fonte: Assessoria Itaipu Binacional  |  Autor: Da redação / Mobilize  |  Postado em: 11 de outubro de 2012

Protótipo de VLT da Bom Sinal

Protótipo de VLT da Bom Sinal

créditos: Divulgação

 

A Itaipu Binacional prepara-se para receber um modelo em escala real do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), produzido pela empresa cearense Bom Sinal. A iniciativa integra o Projeto Veículo Elétrico (VE), desenvolvido pela binacional e parceiros, e tem por objetivo utilizar o protótipo, também chamado de mock-up, para estudos de eletrificação do trem. Atualmente, os VLTs produzidos pela empresa são movidos a diesel e biodiesel.

 

De acordo com o engenheiro Celso Novais, coordenador brasileiro do Projeto VE, o mock-up sairá da fábrica instalada em Juazeiro do Norte (CE) nesta semana e a previsão que é chegue a Foz do Iguaçu até o final do mês. Por causa do peso e das dimensões – de 8 a 10 toneladas, 11 metros de comprimento, 4 de altura e 3 de largura – o modelo será transportado em carreta rebaixada e velocidade reduzida.  

 

“A Bom Sinal tem um produto moderno, muito robusto, mas que usa motor a combustão. O que queremos é desenvolver uma versão ambientalmente correta, com tração elétrica, e que atenda ao princípio da mobilidade sustentável”, explicou Novais, que no final de setembro participou de uma visita técnica à fábrica da empresa, em Juazeiro do Norte, e à capital, Fortaleza, que já tem um sistema de VLT implantado.

 

Na fábrica da Bom Sinal, uma comitiva de técnicos da Itaipu conheceu as etapas de fabricação do VLT – também chamado metrô de superfície – e inspecionou o modelo que será trazido a Foz do Iguaçu. Em Fortaleza, foi feita uma viagem de VLT pela Linha Oeste, com trecho de 19,5 km, ligando a estação central ao bairro Caucaia. “A avaliação foi excelente”, disse Novais.

 

Parcerias

A Bom Sinal é a única empresa brasileira que fabrica metrôs de superfície. Os contatos com a Itaipu para eletrificação do trem, que começaram há dois anos contam também com suporte técnico da parceira KWO, proprietária de um VLT que opera na interligação das cidades de Meiringen e Innertkirchen, na Suíça. O sistema atende ao transporte público e também de funcionários, com ponto final na sede da KWO.

 

O Projeto VE contará ainda com o suporte da empresa Stadler, também da Suíça, que há mais de 50 anos atua na fabricação de trens na Europa. A Stadler foi apresentada à Itaipu pela própria KWO, durante viagem no final de agosto por integrantes do Projeto VE à Europa. A intenção do grupo era conhecer a experiência da aplicação do VLT em países como Portugal, Inglaterra e a própria Suíça. 

 

A viagem ainda abriu perspectivas de novas parcerias com as empresas Voith Siemens, da Alemanha, e com o braço europeu da canadense Bombardier. Ambas também atuam no segmento de trens. “Estamos negociando com essas empresas formas de transferência de tecnologia para ser aplicada ao trem da Bom Sinal”, disse Novais.

 

Inovação tecnológica

Uma linha de pesquisa do Projeto VE para o VLT da Bom Sinal chamou a atenção dos europeus: a supressão, no futuro, dos cabos de alimentação externos (chamados de catenárias) por baterias e sistema de recarga – como ocorre hoje nos veículos da família VE, como o Palio Weekend, o ônibus e o caminhão elétricos.

 

“Na Europa, os trens já são eletrificados, mas com o uso da catenária. A substituição por baterias recarregáveis representaria um salto tecnológico gigantesco. Também seria uma alternativa mais econômica, porque o uso dos cabos externos aumenta muito o preço final do produto”, comentou o engenheiro.

 

Novais afirmou ainda que a união de empresas do mesmo segmento em torno de estudo específico atende ao conceito de Open Innovation, que ganhou força nos últimos anos na Europa e nos Estados Unidos. A forte concorrência no mercado internacional motivou a aproximação das empresas.

 

O engenheiro explicou que a ideia é trabalhar em conjunto, buscando soluções tecnológicas avançadas para partes comuns dos produtos, reduzindo custos de pesquisa e de desenvolvimento. Daí o interesse da Stadler, Voith e Bombardier na parceria para o desenvolvimento de um VLT sem catenárias.

 

“As empresas compartilham os riscos e os benefícios, sem comprometer a identidade e a individualidade de seus produtos, que disputarão o mercado uns com os outros na etapa de comercialização”, disse.

 

PAC Mobilidade

Ainda no final de agosto, com apoio técnico de Itaipu, a Prefeitura de Foz do Iguaçu encaminhou ao Ministério das Cidades uma proposta para implantação de um ramal do VLT no município. A expectativa é que o projeto seja incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades.

 

A proposta prevê a construção de um ramal de 12 km entre a futura sede da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), na avenida Tancredo Neves, até a Praça da Paz, no final da avenida Juscelino Kubitscheck. Se o projeto for aprovado, o investimento será de R$ 210 milhões.


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