Convênio garante bicicletário em três bairros do Recife

Ainda este mês, os bairros do Recife, Santo Amaro e Santo Antônio receberão 10 estações de compartilhamento de bicicletas

Notícias
 

Fonte: Diário de Pernambuco  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 28 de novembro de 2012

Projeto de compartilhamento de bicicletas terá est

Terão estações nos bairros do Recife, Santo Amaro e São José

créditos: Sertte/Divulgação

 

Na manhã desta quarta-feira, o prefeito do Recife, João da Costa, assina convênio com representantes do Porto Digital para a implantação do bicicletário.

 

A ação é um dos módulos do projeto Mobilidade Urbana do Porto Digital, o Porto Leve, e tem como objetivo permitir que as pessoas possam se deslocar dentro desses bairros, a partir de uma solução tecnológica sustentável, com mecanismo de autoatendimento. O ato de assinatura acontece esta manhã, na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, no edifício-sede da prefeitura. 


O “bike share” é um sistema de compartilhamento de bicicletas já utilizado nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo, com os projetos RioBike e Bike Sampa. No Recife, o projeto do sistema integrado de apoio à mobilidade foi desenvolvido pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD). 

 

Inicialmente, serão implantadas na cidade 10 estações de empréstimos de bicicletas, em locais estratégicos, com 10 bikes cada uma. Cada uma das bicicletas terá um mecanismo inteligente de autoatendimento, travadas por um sistema elétrico. A liberação se dá por meio do uso do celular, seja via internet ou através do atendimento telefônico. Para utilizar o serviço, o ciclista deverá se cadastrar através de um portal da web, pagando R$ 10 mensais. O tempo máximo de utilização da bicicleta é de 30 minutos, devendo o usuário retirá-la numa estação e devolvê-la na estação mais próxima do seu destino.

 

A meta é alcançar a marca de 2 mil usuários em dois anos. Com a implantação do novo modelo, espera-se promover uma mudança na cultura de mobilidade do recifense, reduzir congestionamentos e acidentes de trânsito, otimizar o transporte individual, diminuir a poluição gerada pelos meios de transporte e a utilizar combustíveis não poluentes e renováveis.

 

Leia também:

Levantamento aponta que o Recife vive um 'abismo urbanístico' 

Aventura e perigo em calçada 

Senhor prefeito, bikes pedem passagem 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário