Mais da metade das estações do Metrô Fortaleza já está em construção

Seis das onze estações previstas para o Metrô de Sobral, na Região Norte, começaram a ser construídas.

Notícias
 

 |  Autor: O Povo Online  |  Postado em: 03 de agosto de 2011

Obras no metrô de Fortaleza

Obras no metrô de Fortaleza

créditos: O Povo Online
Seis das onze estações previstas para o Metrô de Sobral, na Região Norte, começaram a ser construídas. A previsão do Governo do Estado é concluir a obra até o fim de 2012. O valor total do empreendimento é de R$ 70 milhões.


O Metrô de Sobral terá 12,2 quilômetros de extensão e contará com dois ramais. O primeiro deles, com 6,4 km, vai compartilhar a linha de cargas já existente, sob responsabilidade da Transnordestina Logística.


Das seis estações em obras, quatro são desse ramal. De acordo com a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), as estações Cohab II e Sumaré já contam com fundação, pilares e plataforma da estação prontos. Na Cohab II, está sendo iniciada a montagem da estrutura metálica da estação. Na Dom José, os trabalhos de escavações foram finalizados. A estação Dom Expedito está em fase de construção da plataforma.


O outro ramal a ser implantado, com 5,7 km, vai ligar a região da indústria Grendene à região da Cohab III, passando pelo Centro de Convenções e o bairro Dr. José Euclides, o mais populoso de Sobral. Nesse ramal, a estação Grendene está em fase de montagem da estrutura metálica. A estação Alto da Brasília está com a plataforma sendo construída.

 

Volta dos trens

 

Na avaliação do assessor da presidência do Metrofor, Fernando Mota, as obras estão em ritmo acelerado. “À medida que a obra for avançando, as outras estações vão ser construídas com prazo de entrega no fim de 2012”, projeta.


Mota destaca que a volta da construção de trens no Brasil começou pelo Ceará. “Depois de 20 anos sem se construir nenhum trem no País, os trens que rodam no Cariri e que rodarão em Sobral foram construídos em Barbalha. É um fator que deve encher os cearenses de orgulho”, avalia. Os metrôs das duas regiões contam com Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), que podem ser movidos a biodiesel.


De acordo com Mota, o Metrô de Sobral funcionará com cinco VLTs, já adquiridos pelo Governo do Estado. A previsão do Metrofor é atender 8 mil passageiros por dia em Sobral, somando os dois ramais.

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário