A unificação das linhas Leste e Oeste do metrô de Fortaleza (CE) faz parte de um plano ambicioso que poderá transformar a mobilidade no Brasil. A proposta foi apresentada no Relatório de Redes Estruturais Planejadas da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), como parte do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana: Desenvolvimento do Transporte Público de Média e Alta Capacidades nas principais Regiões Metropolitanas do País (ENMU), publicado em outubro pelo Ministério das Cidades em parceria com o BNDES.
Como resultado das intervenções no metrô de Fortaleza, a região metropolitana da capital cearense terá um ramal de 32 km, tornando-se o mais extenso do Nordeste.
O relatório
Para a organização do relatório, foi feito um levantamento de informações e caracterização de diferentes aspectos relacionados ao Sistema de Transportes das Regiões Metropolitanas do País. Em seguida, um consórcio de consultores elaborou a proposição de uma Rede Estrutural Necessária em diferentes cenários para atender a demanda projetada em cada região para os próximos 30 anos.
O documento apresentou ainda uma identificação e caracterização dos projetos de implantação, ampliação, requalificação e/ou operação de Eixos de Transporte, considerados na Rede Estrutural Necessária apresentada anteriormente. O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana incluiu indicações de medidas para fomentar a implantação dos projetos mapeados e orientar a coordenação e a articulação de esforços da União, junto aos Estados e Municípios.
Para finalizar, o texto traz as soluções tecnológicas desenvolvidas para disponibilizar e dar transparência aos resultados do ENMU por meio de mapas interativos, painéis de indicadores e banco de projetos. Acesse aqui o Boletim 5 do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana do BNDES e Ministério das Cidades
Cronograma
Os projetos de mobilidade na região metropolitana de Fortaleza apresentados no estudo não têm uma data de início definida, uma vez que se configuram como propostas de longo prazo para orientar investimentos na área. Lançado em outubro de 2025, o ENMU catalogou 11 projetos específicos para a região de Fortaleza, totalizando 138 km de extensão, como ferramentas de planejamento e prospecção, e não um cronograma de obras com início imediato.
Leia também:
Fortaleza lança edital para levar mobilidade a área vulnerável
Fortaleza adota cartilha da mobilidade sustentável - Mobilize Brasil
Fortaleza quer se tornar uma cidade 100% ciclável; veja como
MOBILIDADE URBANA NO BRASIL - Portal da Indústria
Apoie o Mobilize Brasil!
