Aprovada a Tarifa Zero para estudantes da RM de Fortaleza

Depois da criação no mês passado do passe livre estudantil no transporte público da capital, agora um programa de gratuidade a alunos da Região Metropolitana é anunciado

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Governo do Ceará  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de dezembro de 2023

Transporte público gratuito a estudantes valerá pa

Transporte público gratuito a estudantes valerá para a RMF

créditos: Casa Civil/ Governo do Ceará

No Ceará, os programas de passe livre no transporte público, em especial os voltados para estudantes, começam a ser expandidos e a desenhar uma nova realidade para a mobilidade urbana da região. No mês passado, prefeitura da capital Fortaleza saiu à frente no estado e decretou a gratuidade no transporte municipal para milhares de jovens que, desde o dia 13 de novembro, já não precisam pagar a tarifa para poder frequentar as aulas. 

 

Agora, é a vez do governo do estado, que anunciou nesta segunda-feira (18) o Programa VaiVem, que garante gratuidade para estudantes que utilizam transporte público nos seus deslocamentos pela Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O benefício - uma passagem de ida e uma de volta - é válido para todos os dias da semana, em metrôs, ônibus e vans.

 

A lei que institui a gratuidade na RMF foi sancionada nesta segunda-feira (18) pelo governador Elmano de Freitas (PT), e os cartões começarão a ser entregues na quarta (20), dia do lançamento oficial do programa. A RMF abrange 19 municípios, incluindo a capital.

 

O projeto prevê que o governo estadual pode estender a gratuidade intermunicipal ao serviço de trens do Metrofor. Atualmente, além de Fortaleza, apenas três municípios da RMF possuem estações do Metrofor: Caucaia, Maracanaú e Pacatuba.

 

Já no Sul do país...

A Câmara Municipal de Curitiba concluiu os trabalhos de uma comissão que analisa a possibilidade da adoção da tarifa zero na cidade. E o relatório sobre o tema, divulgado nesta segunda-feira (18), a conclusão foi que a implantação da medida seria "inviável no curto prazo", conforme apontou o relator da comissão, vereador Bruno Pessuti (Podemos). 

 

De acordo com o relatório, a proposta não deverá ser rejeitada totalmente, mas precisa ser estudada no médio e longo prazo também nos âmbitos estadual e federal. Apesar disso, os parlamentares concordaram que a Prefeitura de Curitiba comece a fazer testes da tarifa zero em linhas alimentadoras ou com pouca frequência. 

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?

Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

 

 

Leia também:
Fortaleza aprova passe livre a estudantes no transporte público
São Paulo terá Tarifa Zero aos domingos
Luziânia, o segundo município goiano a adotar Tarifa Zero
Tarifa zero no transporte coletivo chega a 84 cidades brasileiras
Opinião: Tarifa Zero deve ser uma política nacional


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário