São Paulo terá Tarifa Zero aos domingos

Prefeito Ricardo Nunes anunciou nesta segunda-feira (11) que o passe livre nos ônibus será adotado a partir do dia 17, experimentalmente. Metrô e CPTM ficam de fora

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura de SP  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de dezembro de 2023

Tarifa zero em SP: no Natal, Ano Novo e aniversári

Tarifa zero em SP: no Natal, Ano Novo e aniversário de SP

créditos: Rovena Rosa/ Agência Brasil

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou nesta segunda-feira (11) que a Tarifa Zero será adotada aos domingos nos ônibus da capital paulista. A medida tem caráter experimental e começa a valer a partir do próximo dia 17 em 1.175 linhas municipais. A gratuidade será de 0h às 23h59.

 

O anúncio foi feito após Nunes se reunir com técnicos da SPTrans para decidir como seria a implementação do projeto. Segundo o prefeito, o custo da tarifa zero será de R$ 283 milhões ao ano; mas não haverá aporte de recursos, apenas renúncia de receita, já que quantia corresponde ao tanto que a prefeitura recebe de tarifa aos domingos. 

 

Efeitos da gratuidade

Segundo a Prefeitura, a medida tem como objetivo incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso ao lazer, parques, centros esportivos, eventos culturais, melhorar a economia e a oferta de empregos.  

 

A gratuidade será estendida para o Natal, Ano Novo e aniversário de São Paulo (25 de janeiro), afirmou Nunes, ao destacar que a ideia é usar o modelo como teste para entender os efeitos da gratuidade da passagem na cidade.

 

Na última semana, uma subcomissão da Câmara Municipal dedicada ao tema deu aval para a medida em relatório final, sugerindo algumas opções para a adoção gradual da tarifa zero na cidade. O Legislativo também aprovou, em primeira votação, um montante de R$ 500 milhões para a adoção no ano que vem da medida, que ganhou o nome de Domingão Tarifa Zero.

 

"Isso (a tarifa zero) vai dar uma condição de bem-estar muito importante e a geração de atividade econômica forte aos domingos", afirmou o prefeito nesta segunda. 

 

Hoje, 2,2 milhões de passageiros usam os sistema aos domingos, segundo a Prefeitura. Com a tarifa zero, mesmo se dobrar essa quantidade de passageiros (para 4,4 milhões), os ônibus dariam conta, garante a gestão. É o que aponta um estudo sobre a ociosidade da frota feita pelo município, que em alguns períodos chega a 60% de capacidade. 

 

Quanto às linhas de Metrô e trens da CPTM, não deverão acompanhar a gratuidade dos ônibus, já que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse recentemente ser "absolutamente contra" o modelo.

 

Ao todo, 4.830 ônibus circulam na cidade aos domingos. Segundo o prefeito, mesmo se dobrar a quantidade de passageiros, esse número daria conta da demanda. De toda forma, a iniciativa ainda está aberta a mudanças. "Nós vamos estar monitorando e vamos adequando."

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?

Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

 

Leia também:
Tarifa zero em SP deve vir em dezembro: mas aos domingos ou à noite
Opinião: Tarifa Zero deve ser uma política nacional
Tarifa Zero chega a São Caetano do Sul, na Grande SP
Tarifa zero no transporte coletivo chega a 84 cidades brasileiras


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário