São Caetano do Sul (SP) inicia operação com tarifa zero

Passe livre vale para moradores ou visitantes que circulem nos ônibus municipais. Com a gratuidade, número de usuários deve aumentar em 50%, prevê a prefeitura

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de São Caetano  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 30 de outubro de 2023

Ônibus de São Caetano (SP) vão adotar gratuidade

Ônibus de São Caetano (SP) vão adotar gratuidade

créditos: Divulgação


A partir desta quarta-feira (1º) entra em vigor da cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, a Tarifa Zero para usuários do transporte coletivo municipal. A passagem custava R$ 5,00 e atendia a 15 mil pessoas por dia, mas agora a expectativa é que o número de usuários passe dos 22 mil.

 

Com área de apenas 15 km2, São Caetano do Sul é um dos municípios com melhor padrão de vida na Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com o IBGE, tem uma população de 165 mil habitantes.

 

Segundo cálculos feito pela Prefeitura, na gestão de José Auricchio Júnior (PSDB), o subsídio à Vipe (Viação Padre Eustáquio) custará R$ 2,9 milhões ao mês aos cofres públicos. A empresa tem hoje 48 ônibus e já informou que deve ampliar a frota em mais sete coletivos. Os ônibus metropolitanos,  sob responsabilidade da EMTU (estadual), que ligam a cidade à capital e a outros municípios da região, continuarão cobrando as tarifas regulamentadas.

 

O projeto da tarifa zero nos ônibus em São Caetano tinha sido enviado pelo Executivo apenas dois dias antes de ser aprovado pela Câmara Municipal, em sessão extraordinária na última sexta-feira (27), por unânimes 19 votos. 

 

Em nota, a prefeitura afirma que o impacto já considera o aumento do número de passageiros em 50%. Segundo a Prefeitura, a medida deverá vir acompanhada de melhoras na poluição do ar, no trânsito e também na dinâmica do comércio local, por estimular uma circulação maior de pessoas na cidade. 

 

São Caetano será a segunda cidade na região metropolitana de São Paulo a oferecer a gratuidade no transporte público, além de Vargem Grande Paulista que desde 2019 já conta com o benefício.

 

Segundo a administração municipal, o subsídio está inserido na previsão orçamentária para 2024.

 

Em todo o país, 84 cidades já oferecem tarifa zero no transporte, conforme dados atualizados pelo pesquisador Daniel Santini, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.


Veja um vídeo explicativo
da tarifa zero publicado no site da Prefeitura de São Caetano do Sul:

 

 


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

Leia também:
Opinião: Tarifa Zero deve ser uma política nacional
Tarifa zero no transporte coletivo chega a 84 cidades brasileiras
Aprovado o Passe Livre para estudantes em Ponta Grossa
Tarifa Zero é possível? Quem arca com seus custos?



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

João - 01 de Novembro de 2023 às 05:20 Positivo 1 Negativo 0

Muito bom, que outras cidades façam uso do passe livre pleno, sem diferenciar moradores de visitantes e sem a necessidade de identificação. Que aumente o uso do transporte coletivo. 01/11/02023 09:18

Clique aqui e deixe seu comentário