Fortaleza aprova passe livre a estudantes no transporte público

Sancionado pela prefeitura projeto que garante, a partir da segunda-feira (13), o direito à gratuidade nos ônibus a todos os estudantes da capital cearense

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura de Fortaleza  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 10 de novembro de 2023

Prefeito José Sarto (PDT) anuncia aprovação do pas

Prefeito José Sarto (PDT) anuncia aprovação do passe livre

créditos: Prefeitura de Fortaleza/ Divulgação

A partir da próxima segunda-feira (13), os estudantes de Fortaleza - todos eles, sem restrição de rede de ensino, nível escolar e critérios socioeconômicos - terão direito ao passe livre no transporte público municipal, anunciou a Prefeitura. O documento utilizado para a validação será a própria carteirinha estudantil. 

 

A lei que garante o benefício da gratuidade foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal e, na tarde de ontem, sancionada pelo prefeito José Sarto (PDT), em evento no Ginásio Aécio de Borba, no bairro Benfica.

 

Assim, já a partir da próxima semana estudantes de escolas do ensino básico, universidades e cursos devidamente registrados, sejam públicos ou privados, poderão utilizar os ônibus de Fortaleza gratuitamente, duas vezes ao dia. Basta aos alunos apresentarem a identidade estudantil dentro do prazo de validade, sem necessidade de fazer cadastro prévio. Apenas no período de férias, nos meses de janeiro e julho, não será possível usufruir da medida. 

 

Reivindicação estudantil

O projeto de lei que propôs o passe livre foi enviado pela Prefeitura à Câmara Municipal em setembro deste ano, e aprovado de forma unânime pelos 40 vereadores de Fortaleza, na quarta-feira (8), após uma série de discussões e apresentações de emendas. De acordo com o projeto, as despesas decorrentes da implementação do passe livre estudantil serão custeadas por verba municipal, mas poderão contar com a colaboração de empresas de transporte público, mediante incentivos.

 

"A partir da próxima segunda-feira o passe livre estudantil está valendo. É o resultado de uma luta histórica, que eu pude acompanhar desde que fui vereador. Acompanhei a luta do movimento estudantil, de entidades que representam os estudantes. E hoje, para privilégio da nossa gestão, depois de 11 meses de estudos, Fortaleza é a primeira capital do Brasil a implantar passe livre estudantil, com duas passagens gratuitas para todos os estudantes da rede municipal, da rede estadual, da rede privada, para os universitários, sem nenhuma alteração dos benefícios já conquistados pela classe estudantil", afirmou o prefeito José Sarto.

 

Já o presidente da União Estudantil de Fortaleza (Unefort), Gabriel Nepomuceno, destacou o impacto que a lei deve ter na educação: "É a concretização de uma luta histórica nossa. O passe livre estudantil vem como política de permanência na escola, de combate à evasão, mas também de acesso à educação, à cultura, ao esporte e à cidade", ressaltou, acrescentando que a entidade estudantil foi responsável pela redação de três emendas ao projeto da Prefeitura aprovado na Câmara.

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

Leia também:
Fortaleza conquista prêmio internacional com Microparques Urbanos
Ônibus em Fortaleza será de graça na volta das compras no Centro
Fortaleza testa sistema pioneiro, que ilumina o pedestre na faixa
Fortaleza reduzirá para 50 km/h a velocidade em dez avenidas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário