Fortaleza lança edital para levar mobilidade a área vulnerável

Com inscrições até 27/7, edital da Prefeitura vai apoiar soluções que conectem região periférica da capital cearense carente de transporte público e mobilidade urbana

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Fortaleza  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 02 de julho de 2025

Região do Grande Siqueira, desconectada do centro

Região do Grande Siqueira, desconectada do centro

créditos: Marcos Moura/ Prefeitura de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), abriu inscrições para edital de financiamento de iniciativas de mobilidade urbana em bairros vulneráveis da cidade. As inscrições podem ser feitas até 27 de julho e seu objetivo é incentivar empresas e startups para que desenvolvam e implementem soluções inovadoras nessa área. As propostas finalistas serão divulgadas no dia 31 de julho.

 

O "Edital de Inovação Aberta" distribuirá cerca de R$ 1.450.000,00 (até US$ 265 mil) para implementação das propostas selecionadas, e tem como foco a região do Grande Siqueira, território distante do centro econômico da cidade que possui diversos problemas, como baixa capilaridade do transporte em vias secundárias, dificuldade de acesso a serviços públicos e a atividades econômicas, além de altos índices de sinistros viários. A região abrange os bairros Bom Jardim, Grande Lisboa, Canindezinho e Siqueira.

 

Com o edital, o poder público pretende acelerar soluções sustentáveis que melhorem a vida dos fortalezenses, com base em um sistema de mobilidade urbana efetivamente conectado. A ação conta com o apoio da Toyota Mobility Foundation (TMF) e do WRI Brasil.

 

Mais informações, acesse o site Desafio Mobilidade Cidadã.

 

Leia também:
Fortaleza realiza dois eventos internacionais de mobilidade ativa
Quase 120 milhões moram em ruas sem acessibilidade, aponta IBGE
Estudo revela desigualdade no planejamento do transporte público
Brasil tem 5 das 10 cidades com viagens mais demoradas


E que tal apoiar o Mobilize Brasil? 

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário