Fortaleza conquista prêmio internacional com Microparques Urbanos

Capital cearense ficou entre os 10 melhores projetos mais sustentáveis do mundo, em prêmio na Coreia do Sul. Microparques ocupam áreas voltadas à população mais pobre

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura de Fortaleza  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 30 de outubro de 2023

Fortaleza conta com três microparques urbanos

Fortaleza conta com três microparques urbanos

créditos: Beatriz Boblitz

O projeto Microparques Urbanos, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, conquistou o 3º lugar no Seoul Design Award for Sustainable Daily Life 2023. Este é o segundo prêmio internacional conquistado pelo projeto da capital cearense. 

 

A promoção é do Seoul Design Foundation e do governo metropolitano de Seul (Coreia do Sul). O concurso avalia as iniciativas de designers e organizações de diversos países cujos projetos tenham contribuído para ambientes mais sustentáveis e harmônicos no espaço urbano das cidades. 

 

Em Fortaleza, a ideia dos Microparques Urbanos nasceu de uma política de interação social e valorização dos espaços verdes da cidade, diz a nota da prefeitura.

 

É o que explica também o site de Seul com o anúncio da premiação: “Os Microparques são uma forma de criar espaços públicos de forma rápida e económica em áreas densamente povoadas por pessoas socialmente vulneráveis, carentes de espaços verdes e carentes de áreas para atividades sociais”.

 

Microparques urbanos foram executados no Parque Manibura, Barra do Ceará e Conjunto Ceará I. Foto: Larissa Nobre

 

Microparques urbanos

Atualmente, Fortaleza conta com três microparques urbanos, localizados nos bairros Parque Manibura, Barra do Ceará e Conjunto Ceará I. E a perspectiva do governo é implantar, até agosto de 2024, outros 29 equipamentos, beneficiando cerca de 150 mil pessoas.

 

“É lindo ver a transformação a qual Fortaleza vem vivendo através desses espaços, antes degradados, e que hoje se configuram como pequenos oásis urbanos que colaboram com o microclima e criam uma total sintonia entre o meio ambiente e o meio construído”, pontua a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo.

 

A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), envolve recursos de cerca de R$ 12 milhões.

 

Pequenos espaços de lazer nos bairros pobres de Fortaleza. Foto: Seuma/ Prefeitura de Fortaleza 

 

Reconhecimento internacional

Este é o segundo prêmio internacional recebido pelo projeto cearense. Em 2022, o projeto Microparques Urbanos venceu o prêmio internacional AIPH World Green City Awards. Intitulado Transforming degraded land into Urban Micro Parks (Transformando Áreas Degradadas em Microparques Urbanos, em tradução livre), o projeto ficou em primeiro lugar na categoria Living Green for Health and Wellbeing, em meio a iniciativas de todo o mundo.

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

Leia também:
Fortaleza vence o prêmio global de ciclomobilidade da Bloomberg
um ônibus com jeitão de bonde: a novidade vem da Espanha
Bikes poderiam economizar US$ 25 trilhões de cidades até 2050
Europa busca expansão do bike-sharing
Barcelona reveste suas ruas com símbolos gráficos. Para o pedestre



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário