Europa busca expansão do bike-sharing

Países do continente iniciam campanha para estimular a ampliação das redes de bicicletas compartilhadas. Objetivo é reduzir emissões e melhorar as condições de saúde

Notícias
 

Fonte: Cycling Industries Europe  |  Autor: Cycling Industries Europe  |  Postado em: 24 de junho de 2021

Bicicletas compartilhadas em cidade europeia

Bicicletas compartilhadas em cidade europeia

créditos: Donkey Bike


Os principais operadores e prestadores de serviços europeus de compartilhamento de bicicletas se reuniram na terça-feira (22) e lançaram uma nova campanha para mostrar os ganhos que poderiam ser alcançados se todas as cidades da União Europeia maximizassem a disponibilidade de compartilhamento de bicicletas.


 "Pedimos que cada cidade tenha seu próprio esquema de compartilhamento de bicicletas. Imagine o impacto em toda a Europa, não apenas na qualidade do ar, congestionamento e saúde, mas também em trazer novos empregos locais e impulsionar a economia. O compartilhamento de bicicletas é rápido de implantar e pode ser uma verdadeira virada de jogo, encorajando mais pessoas a escolher bicicletas em vez de carros", declarou Lauha Fried, diretora de Política da CIE.


Sistemas de transporte urbano bem conectados combinando bicicletas, transporte público e trens precisam ser implementados e combinados com medidas que impeçam ativamente o uso de carros particulares, para melhorar as condições de vida nas cidades. Um dos melhores exemplos é cidade de Paris, que assumiu a liderança europeia, com mais de 200 mil bicicletas disponíveis.


Segundo informações levantadas pela Cycling Industries Europe, os empregadores progressistas começaram a oferecer a opção de compartilhamento de bicicletas para seus funcionários irem para o trabalho e, em vez de construir vagas de estacionamento, alguns incorporadores imobiliários estão oferecendo o conceito de Mobilidade como Serviço (MaaS)  com uma opção de compartilhamento de bicicletas para os futuros residentes.


Bicicletas caras como e-bikes e agora bicicletas elétricas de carga podem ser alugadas por um custo mínimo, garantindo acesso a todas as pessoas e, muitas vezes, levando a uma mudança de estilo de vida, abrindo mão da propriedade do carro particular.


Tornou-se evidente que não será possível atingir o ambicioso objetivo da UE de reduzir as emissões dos transportes em 90% até 2050 sem um aumento significativo da mobilidade ativa. Mais de 70% dos europeus vivem em cidades e, portanto, transformar a maneira como as pessoas se movem é fundamental para atingir esse objetivo.

 

Veja o vídeo da campanha:

 


A emergência climática não é o único imperativo para aumentar o uso de bicicletas nas cidades. Estudos recentes mostram que cada viagem traz um benefício de € 3 (cerca de 18 reais) para a sociedade, dos quais grande parte é o corte nos custos de saúde pública. Isso é algo que precisa ser levado em consideração quando novos modelos de negócios são desenvolvidos. Além disso, o incentivo às opções de mobilidade verde ajudaria a tornar o compartilhamento de bicicletas e seus benefícios acessíveis a todos.


Erdem Ovacik, presidente do Grupo de Especialistas em compartilhamento de bicicletas da Cycling Industries Europe, e diretor da empresa de compartilhaento Donkey Republic declarou que “os benefícios do ciclismo para a sociedade são melhor compreendidos a cada dia. O ciclismo e o compartilhamento de bicicletas devem estar no centro do pensamento de todas as cidades que desejam construir um futuro sustentável. Recomendamos fazer isso onde as cidades cobririam o custo de cada viagem com as operadoras, permitindo um escalonamento mais rápido do compartilhamento de bicicletas”. 


Caroline Van Renterghem, vice-presidente do Grupo de Especialistas e diretor da Smoove-Zoov completou essa visão e lembrou que “as bicicletas são projetadas para durar e serem recicladas, tornando seu impacto ambiental muito baixo em comparação com outros meios de transporte. As bicicletas elétricas compartilhadas (e-shared) permitem passeios mais longos, mais rápidos e sem esforço. Ter o compartilhamento de bicicletas em todos os lugares não está apenas mudando a maneira como nos movemos, mas também a maneira como pensamos e vivemos juntos”.

A mobilidade ativa e o compartilhamento de bicicletas desempenham um papel importante na aceleração da mudança da Europa para uma mobilidade ecológica e digital com emissões zero. Fornecer aos cidadãos alternativas mais verdes, mais acessíveis, acessíveis e saudáveis para suas opções de mobilidade atuais é a chave para a mudança. É aqui que entra o compartilhamento de bicicletas. O compartilhamento de bicicletas é fundamental para alcançar a mudança para a mobilidade urbana sustentável e inclusiva.


Leia também:


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário