#Ocupaçãobicicleta: bikes clicadas na Europa desembarcam no metrô-SP

Mostra com 20 fotos de viagens da jornalista e ciclista Denise Silveira poderão ser vistas em estações do metrô paulistano a partir de fevereiro

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 26 de janeiro de 2021

Fotos de bikes na Europa em mostra no metrô paulis

Fotos de bikes na Europa em mostra no metrô paulistano

créditos: Divulgação/ Denise Silveira

Galerias das estações da ViaQuatro e ViaMobilidade, em São Paulo, serão ocupadas a partir de 1º de fevereiro com uma exposição de fotos de bicicletas totalmente feita com iPhone, tiradas em países como Bélgica e Irlanda.

 

A #ocupaçãobicicleta mostra cenas do cotidiano da bike como meio de transporte em várias cidades da Europa. As fotos instantâneas foram clicadas em viagens feitas desde 2016 pela jornalista multimídia Denise Silveira, colaboradora do Mobilize.

 

Denise trabalhou por 30 anos nas principais emissoras de televisão do Brasil. Recentemente recebeu seis prêmios nacionais e internacionais, entre eles o de melhor direção, pelo curta "Alma de Bicicleta". E menção honrosa no Mobifilm 2018 pelo curta "Ciclovia Musical". 

 

Ela conta que passou a se interessar pela mobilidade sustentável e acessibilidade quando, em 2013, ficou oito meses sem andar. Quando se recuperou, começou a usar a bicicleta para evitar os degraus dos ônibus, principalmente para ir aos ensaios do Coral da USP, onde canta como soprano.

 

O trabalho de comunicação feito para a Ciclovia Musical rendeu matéria sobre o projeto no Jornal Nacional (Globo) e reconhecimento internacional. Denise foi palestrante selecionada, em 2019, da maior conferência sobre bicicletas e cidades, realizada em Dublin, na Irlanda, organizada pela Federação Europeia de Ciclistas, a Velo-city. 

 

Estátua viva clicada em 2018 no Rijkamuseum, em Amsterdã, Holanda. Foto: Denise Silveira

  

Cenas de bikes pela Europa

A conexão com o país tornou Denise colaboradora do diretor de planejamento da Autoridade Nacional de Transportes da Irlanda, Vincent McCarthy, na pesquisa que faz na Trinity College sobre como trazer as mulheres para a bicicleta.

 

A Irlanda é cenário de algumas imagens da #ocupaçãobicicleta, como a bike parade da Velo-city num parque - e também cenas urbanas como um pai que leva a filha na garupa enquanto ela observa uma escultura de bicicleta na calçada. 

 

Em Dublin, Denise clicou a cantora Martn'ália, filha de Martinho da Vila, que é ciclista, e estava na Europa para cantar Vinícius de Moraes. O assunto rendeu matéria no Mobilize.

 

A ciclista Martn'ália, fotografada por Denise Silveira em Dublin

 

Na Bélgica, em 2018, Denise esteve no lugar que seria escolhido meses depois como um dos 100 que você não pode deixar de conhecer pela revista Time: Fietsen Door Het Water, a ciclovia dentro d'água de Bokrijk. Ao contrário de outras passarelas que seguem por cima de vias e rios, esta é submersa no lago e proporciona uma sensação diferente para ciclistas e pedestres. 

 

Ciclovia dentro d'água de Bokrijk, na Bélgica. Foto: Denise Silveira

  

Na Trienal de Arte de Bruges, a baleia gigante feita de duas toneladas de lixo plástico retiradas do mar do Havaí e instalada dentro do canal, contracena com a arquitetura medieval e com as bicicletas das turistas que visitam as obras de arte. 

 

Turistas param para ver baleia gigante, uma das atrações da Trienal de Arte de Bruges. Foto: Denise Silveira

 

"Não comecei esse trabalho pensando numa exposição. Ele foi surgindo a partir de cenas que fotografei na Alemanha, em 2016, e que não necessariamente eu estava clicando bicicletas, mas elas apareciam no quadro. A ideia do trabalho é aproximar as pessoas de uma realidade onde a bicicleta está fortemente inserida no cotidiano" diz Denise. 

 

Exposição no Metrô de SP

Segundo Denise, o metrô surgiu como um espaço ideal para a maior democratização de acesso à informação sobre mobilidade sustentável que as fotografias revelam. Para ela, significa permitir a quem se desloca pelo transporte público para o trabalho durante a pandemia ter pelo caminho uma exposição para olhar, num momento em que muitas galerias continuam fechadas. 

 

"E por que não inspirar o passageiro para que essa possa também vir a ser a sua realidade, que ele possa usar a intermodalidade e percorrer um trecho de trilhos e outro de bike?", completa a jornalista.

 

Serviço

Exposição #ocupaçãobicicleta

Fotos: Denise Silveira

Curadoria: Marcos Alves

Dedicada a Jeroen Raedschelders (in memorian). 

Dedicada ao casal Mathi e Chris Raedschelders.

Exposição sem fins lucrativos, com patrocínio direto de Michel Farah, da Farah Service (nenhuma imagem será comercializada) 

Apoio de Monica O'May, da London London Guia.

20 fotos de 70 cm x 95 cm ampliadas em papel fotográfico, adesivadas em PVC 2mm com laminação fosca.

De fevereiro a julho, na ViaQuatro e ViaMobilidade.

De agosto a outubro na CicloRioPinheiros.

 

Exposição - ViaQuatro

De 1º a 26 de fevereiro de 2021 (Estação Paulista)

De 1º a 31 de março de 2021 (Estação Luz)

De 1º a 30 de abril de 2021 (Estação Fradique Coutinho)

 

Exposição - ViaMobilidade

03 de maio de 2021 a 31 de maio de 2021 - Largo Treze

01 de junho de 2021 a 30 de junho de 2021 - Santo Amaro

01 de julho de 2021 a 30 de julho de 2021 - Adolfo Pinheiro

 

Leia também:
Mart'nália, quem diria, lá no Velo-City de Dublin
Sábado tem fotografia, cinema e bicicleta
Suécia digitaliza dados de transporte e conclui: bicicleta é a solução
Bicicleta aparece como transporte mais seguro em pesquisa
Ciclovia nas árvores, em Limburg, na Bélgica


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário