Shoppings adaptam vagas para 'bikes', mas usuários vêem falhas

Destino de 45,5 milhões de visitas mensais na cidade de SP(dados da Associação Brasileira de Shoppings Centers), os shoppings deverão ter 5% das vagas para bicicletas

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 06 de maio de 2013

Novos bicicletários dos shoppings da capital

Novos bicicletários dos shoppings da capital

créditos: Divulgação

 

Em uma tarde de terça, o radialista Luis Madio, 28, estaciona no shopping Ibirapuera, mas de bicicleta: “É seguro e de graça”, justifica.

 

Como ele, outros tantos clientes demandam vagas para parquear a “bike” em shoppings da capital. São mais de 100 mil usuários em feriados e fins de semana, segundo a SPTuris, e a Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) já conta 500 mil pessoas que pedalam ao menos uma vez por semana em São Paulo.

 

Para abrigar esse contingente, a prefeitura promete novas regras para bicicletários. Destino de 45,5 milhões de visitas mensais na cidade, segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers), os shoppings terão seus estacionamentos afetados pela lei municipal nº 15.649/2012.

 

Aprovada em dezembro, ela obriga empreendimentos privados com mais de cem vagas para carros a destinar 5% às “bikes”. Determina também que a prefeitura estabeleça os detalhes do serviço, o que deve ser feito nos próximos dias, informa a gestão, que não antecipa o conteúdo das mudanças.

 

Problemas de adequação

Quatorze shoppings foram visitados pela reportagem da Folha para avaliar se eles estão prontos para receber ciclistas. Na visão de cicloativistas, embora se antecipem à regulamentação legal, os centros não raro derrapam ao adequar os bicicletários às necessidades dos usuários.

 

Procurados, eles reiteraram o cuidado com a clientela em duas rodas e, em alguns casos, anteciparam melhorias, como o VillaLobos e o Bourbon.

 

Ciclista aos domingos, o publicitário Renato Costa, 31, diz pedalar até o shopping Morumbi, mesmo que, para ele, sacolas e “bikes” não combinem: “O bicicletário é eficiente e espaçoso e há funcionários por lá”.

 

Para o diretor da Ciclocidade, Thiago Benichio, usuários como Renato devem ser ouvidos. “É importante que o bicicletário seja bem-feito. Um teste simples já revela falhas, como paraciclos inadequados.”

 

À espera de regulamentação

Desde 2005, ao menos três iniciativas legais tentaram regular o estacionamento para ciclistas, mas nenhuma foi adiante. Por ora, não há especificações técnicas nem punições para os desobedientes.

 

A lei aprovada em dezembro afeta os centros novos. Para os atuais, valerá apenas em casos como reformas, quando é preciso obter novo alvará. Eldorado e Market Place, por exemplo, ambos com 3.200 lugares, teriam que reservar 160 às “bikes”. Hoje são 31 e dez, respectivamente.

 

Foto:Folhapress

 

A quantia não seria exagerada? Para William Cruz, do site Vá de Bike (vadebike.org), “as leis são feitas pensando no amanhã. [Os 5%] podem ser pouco daqui a cinco anos.”
O autor do projeto, o vereador Marco Aurélio Cunha (PSD), concorda: “É preciso dar condições aos cidadãos para incentivar as ‘bikes’”.

 

O prazo para a regulamentação da lei expirou em fevereiro. No início de abril, a subcomissão de Mobilidade Urbana, ligada à Comissão de Trânsito, enviou um requerimento para o prefeito Fernando Haddad (PT) inquirindo-a sobre a demora.

 

Em nota, a assessoria da prefeitura diz que “uma minuta de decreto regulamentando a lei está em fase de revisão jurídica e deve ser sancionada nos próximos 15 dias”.

 

Para o vereador Ricardo Young (PPS), presidente da subcomissão, “a regulamentação vai melhorar a receptividade ao público ciclista”.

 

Já o diretor-presidente da Abrasce, Luis Fernando Veiga, credita a acolhida à própria demanda: “Imaginemos uma explosão no uso que torne os 5% insuficientes. Os shoppings vão esperar outra lei [para criar mais vagas]? Claro que não”.

 

E completa: “Quanto menos o poder público se meter, melhor”.

 

Leia também:

SP: Metrô tem aumento no número de usuários de baixa renda, e queda entre ricos 

SPTrans multará invasão de corredor 

Nova eclusa dará mais 14 km navegáveis ao rio Tietê 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário