Viena, destino mobilidade

Zé Lobo, da Transporte Ativo (TA), esteve em junho na capital austriaca, e faz um relato que mostra como esta cidade é um exemplo de mobilidade urbana para o mundo

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Zé Lobo  |  Postado em: 10 de julho de 2013


Zé Lobo, diretor da organização Transporte Ativo (RJ) reporta as maravilhas da mobilidade urbana em Viena, na Aústria.


Destino: Viena. Objetivos: Receber o Prêmio Cycling Visionary Awards, participar do Velo City para conhecer de perto o que vem acontecendo pelas bicicletas nas cidades do mundo e para ver e vivenciar a infraestrutura ciclística em Viena, cidade-sede da maior conferência mundial sobre mobilidade por bicicletas em 2013.

 

Algo especial parece existir na capital da Áustria. Viena é muito mais do que uma localidade amiga das bicicletas. Ela é amiga do ser humano e trata a mobilidade a sério. Começando pelas calçadas impecáveis, passando por infraestrutura cicloviária diversa, metrô, bonde, tram (VLT) , ônibus, ônibus elétrico, dois sistemas de carros compartilhados, dois sistemas de bicicletas públicas e tudo isso integrado, funcionando em conjunto, nas vias e nas estações.

 

             

No mesmo espaço que passa o Tram, próximo à uma estação, passam crianças em Push Bikes.

 

As calçadas são largas, com piso que convidam a caminhar, tornando os percursos a pé convidativos assim como outros “micro” meios de transporte como patins, skates e patinetes. Aliás é surpreendente a popularidade deste último, pessoas de todas as idades se utilizam de patinetes para se deslocar pela cidade, de crianças a idosos, passando por pessoas com roupas de trabalho, sua portabilidade e permeabilidade somadas a calçadas de qualidade facilitaram esta realidade.

 

 

                                

      Subindo a ladeira.                                                                        Chegando à estação, com carona!

 

A infraestrutura para bicicletas é extensa, moderna e em franca expansão. São mais de 1.700 km de facilidades para os ciclistas, somadas às mais diversas formas, vias compartilhadas, calçadas compartilhadas, ciclofaixas na via, ciclofaixas na calçada, ciclovias e muitos bicicletários.