Espinha dorsal do Programa de Mobilidade Metropolitana, o BRT prioriza o transporte coletivo na circulação urbana. O novo modelo consiste em um sistema de transporte inteligente, com os ônibus operando em corredores exclusivos junto ao canteiro central. O projeto de implantação da obra estará em discussão durante a audiência pública organizada pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), nesta terça-feira (22), às 18h30, na sede social do Álvares Cabral, em Vitória.
O sistema do BRT opera com veículos de alta capacidade, ar refrigerado e tecnologia limpa. Irá garantir a pontualidade, a integração de serviços, por meio da bilhetagem eletrônica e a comunicação em tempo real com os usuários. A apresentação do projeto será realizada pelo secretário da pasta, Fábio Damasceno, e tem como objetivo reunir subsídios para a licitação e contratação da obra.
Na audiência, os interessados em participar do debate terão a oportunidade de se inscrever e apresentar dúvidas, solicitar esclarecimentos técnicos, operacionais e jurídicos, além de sugestões e outros questionamentos sobre o tema.
Programa de Mobilidade
O Estado quer garantir condições adequadas para a circulação de pessoas e de cargas de forma mais ágil, segura e confortável, resultando em mais qualidade de vida e redução no tempo de deslocamento entre as cidades.
O Programa de Mobilidade Metropolitana compreende 50 ações, entre elas a Quarta Ponte, que ligará os municípios de Vitória e Cariacica, pavimentação de 179 km de vias, reforma de terminais do Transcol, implantação de melhorias na frota de ônibus atual e na comunicação com o usuário do sistema público de transporte coletivo. Além da implantação de novos modos de transporte como o aquaviário e o próprio BRT.
Leia também:
Repórter compara ciclovias de Vitória com as de Dublin, na Irlanda
Prefeitura de Vitória abre planilha de custos da tarifa de ônibus
Seis cidades do ES recebem planos de Mobilidade Urbana