Mobilidade Urbana é tema de curso a distância

Desenvolvido pelo Senac para a ANTP o curso com duração de aproximadamente 30 dias, é voltado à compreensão da Lei 12.587 (Lei de Mobilidade Urbana)

Notícias
 

Fonte: Maxpress  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 12 de novembro de 2013

Curso orienta sobre como elaborar um plano de mobi

Curso orienta sobre como elaborar um plano de mobilidade

créditos: FNE

 

Utilizando metodologia educacional do Senac São Paulo e visando a capacitação de gestores públicos e profissionais de empresas ligadas à área de transportes urbanos, a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) desenvolveu o curso Gestão da Mobilidade Urbana, totalmente a distância.

 

A concepção do programa e das estratégias educacionais foi realizada por uma equipe de especialistas em educação a distância, intermediada pelo Atendimento Corporativo do Senac São Paulo. O curso da ANTP, que tem abrangência nacional e público-alvo diversificado, foi elaborado de acordo com o conceito de Design Responsivo e Adaptativo, que oferece uma experiência diferenciada de visualização, leitura e navegação e permite ao aluno acessar o curso por meio de computadores, tabletes e smartphones.

 

O conteúdo do curso, idealizado por especialistas da ANTP, aborda o crescimento das cidades, as forças sociais, econômicas e políticas envolvidas nesta formação; modelos de transporte público necessários para cada região; e preparação dos profissionais para a elaboração de um plano de mobilidade.

 

A ideia de desenvolver o curso veio após a aprovação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU, Lei 12.587/12), que entrou em vigor em abril, estabelecendo que cidades com mais de 20 mil habitantes criem um plano de mobilidade até 2015, sob pena de cortarem os recursos federais para a área. A lei determina a melhoria na acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas nas regiões, priorizando o uso de transportes coletivos e deslocamentos não motorizados.

 

A escolha do curso na modalidade a distância foi feita para suprir a necessidade de capacitar profissionais distribuídos em todo o território nacional. Segundo Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da ANTP, o atendimento só é possível em larga escala e de forma mais econômica com a utilização de novas tecnologias educacionais.

 

“O curso é mediado por tutores com larga experiência no setor da mobilidade urbana, que dialogam com os alunos por meio de fóruns de discussão. A sua aplicação depende também das condições específicas, geográficas, econômicas, sociais e culturais de cada região, o que torna importante a discussão entre os alunos e tutores, cujas experiências enriquecem e ampliam o conhecimento”, explica Néspoli.

 

Para a curitibana Isabelle Costa Luís, arquiteta e urbanista, aluna do curso, o método a distância foi bastante proveitoso, porque abrange uma gama maior de pessoas, visto que não há necessidade de deslocamento.

 

Além de gestores municipais, o curso é destinado a funcionários dos governos federal e estadual, funcionários de empresas privadas, técnicos de transporte ou trânsito e de outras áreas da administração pública, estudantes de cursos de graduação de áreas afins, acadêmicos e interessados de todo o país.

 

É o caso da Gilean Teixeira da Rocha. A estudante de administração matriculou-se no curso a fim de ampliar o seu conhecimento na área de transportes públicos. “Futuramente pretendo seguir carreira pública, principalmente na área de transportes urbanos e através deste curso pude expandir a minha visão sobre o funcionamento da Mobilidade Urbana”, informou.

 

Até o momento, sete turmas foram formadas, totalizando 174 estudantes formados pelo projeto. Atualmente, quatro turmas estão em andamento. Os alunos estão dispersos em 23 Estados do Brasil e 56% das matrículas estão concentradas na região Sudeste. As turmas, organizadas com 30 participantes, exigem 15 horas de dedicação do aluno que deverá ser cumprida no prazo de 30 dias. O certificado de participação é emitido pela ANTP e pelo Senac. As inscrições para a última turma de 2013 encerram em 1 de novembro. Outras turmas serão formadas no próximo ano. Para participar do programa, o interessado deve pagar uma taxa de R$ 387. Mais informações por meio do site: www.antp.org.br

 

Serviço:

Curso Gestão da Mobilidade Urbana
Valor: R$ 387, por meio do Sistema PagSeguro da UOL
Informações: www.antp.org.br/inscricoes

 

Leia também:
Tanta potência para entupir as ruas?

Por que o transporte ferroviário é tão precário no Brasil?

Veja como funciona o transporte público pelo mundo

 

Comentários

ARLINDO EDUARDO DE LIMA - 06 de Novembro de 2014 às 19:15 Positivo 1 Negativo 0

PRECISO DE TODAS INFO SOBRE O CURSO DE TRANSITO E MOBILIDADE URBANA.

Clique aqui e deixe seu comentário