Tanta potência para entupir as ruas?

Veículos motorizados têm potência muuuiiito acima da necessária para o uso urbano. Veja o artigo do matemático Renato Cesar Brodzinski

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / Experiências quaisquer  |  Autor: Da redação*  |  Postado em: 11 de novembro de 2013

Congestionamento em Curitiba (PR)

Congestionamento em Curitiba (PR)

créditos: http://experienciasquaisquer.blogspot.com.br/

 

Ciclista e matemático, o paranaense Renato Cesar Brodzinski elaborou um curioso trabalho para mostrar como a sociedade contemporânea desperdiça recursos no transporte urbano individual.
 

O texto é longo e merece ser estudado, mas vamos arriscar uma leitura "em diagonal" para facilitar o trabalho aos mais preguiçosos. 

A pergunta central é
Qual a potência relativa necessária para o deslocamento urbano? 


De bicicleta, a 20 km/h ou 30 km/h, a potência gira em torno de 3 watts por quilograma, considerando a bicicleta e o ciclista. Os dados são aproximados e baseados no cálculo feito sobre o desempenho do ciclista Fabian Cancellara no Tour de France, que alcança até 80 km/h em terreno plano, mas teve uma média de 53 km/h. Na prova ele atingiu uma potência média de 543 watts, ou 6,03 watts por quilograma transportado (o peso dele mais o da bicicleta).


Veículos pesados, como o caminhão Mercedes-Benz Actros 2546 LS Multiuso, com potência máxima de 456 CV (ou 335.388 W), com a carga máxima total de 48.500 kg desenvolvem a potência relativa de 6,92 W/kg, bem próxima à de um ciclista de alto desempenho.

Como comparação, Renato tomou um carro simples, o Fiat Siena 1.0, que tem 990 kg e potência máxima de 61 CV (ou 44.865,5 W) e chegou à relação de 42 watts por kilograma! E mesmo se entupirmos o carro com cinco pessoas de 100 quilos, 50 quilos de gasolina e mais 100 quilos de bagagens, a potência relativa ainda fica em 27,36 W/kg.
 
Outro exemplo, agora com motocicletas. Renato pegou uma das mais básicas do mercado brasileiro, a CG 125, que tem 11,6 cv (8.531,8 w) e 105 kg de peso. A relação, mesmo com duas pessoas gordinhas, cada uma com 100 kg dá quase 28 watts/kg, ou cinco vezes a potência relativa de um dos ciclistas mais velozes do mundo.

O artigo traz vários outros exemplos e mostra que há potência de sobra em absolutamente todos os veículos motorizados em circulação pelas ruas do Brasil. 

 

Por fim, Renato defende a redução da velocidade no meio urbano, para algo em torno de 30 ou 40 km/h, bem mais do que a média normal no dia a dia das cidades, mas suficiente para reduzir ruído e acidentes. E daí, poderíamos ter veículos mais leves, menos possantes e muito mais bicicletas, triciclos, patinetes e skates. 

 

Gostou das ideias?
 

Veja mais no blog  do Renato Brodzinski, o Experiências Quaisquer.


*Edição: Marcos de Sousa 

 

Leia também:

Livro mostra como a bicicleta pode melhorar sua empresa

Mobilidade urbana: soluções criativas e políticas públicas

Frota nacional de veículos em 2020 deverá ser 75% maior

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário