A cidade de Londrina vai participar pela primeira vez do "Dia Mundial sem carro", celebrado no dia 22 de setembro, durante a semana nacional de trânsito.
Na data, a rua Professor João Cândido, entre a avenida Juscelino Kubitscheck (JK) e rua Benjamim Constant, será fechada das 7h às 19h. O trânsito de veículos privados estará impedido nesse horário, permitindo apenas o tráfego de ônibus coletivo e táxis.
O trecho foi escolhido por conta do grande fluxo de movimento. No entanto, o comércio presente no local não será prejudicado. Até porque a rua não tem estacionamento público, apenas particular. O diretor de Trânsito e Operações da CMTU, Wilson de Jesus, destacou a importância do projeto.
"O objetivo é fazer uma reflexão sobre a cultura do carro. Nós conseguimos transportar todos os londrinenses em nossos veículos. Entretanto, as vias não estão preparadas para essa quantidade. Vale a pena refletir, até que ponto, nós vamos manter a cultura do carro, em detrimento do desenvolvimento e uma cidade sustentável", questionou.
Para os veículos privados, é aconselhado utilizar preferencialmente a rua Hugo Cabral e avenida Higienópolis, a fim de se deslocar do sentido norte-sul da cidade