Esta quinta-feira (22), Londrina participou pela primeira vez do Dia Mundial Sem Carro. Para comemorar a data, a Rua Professor João Cândido foi fechada das 7h às 19h, no trecho compreendido entre a Avenida JK e a Rua Benjamin Constant. Apesar das boas intenções, muitas pessoas não tinham conhecimento sobre a data e se irritaram ao ver o congestionamento provocado na Avenida JK, por causa do fechamento da Rua Professor João Cândido. Outras pessoas que se propuseram a ir ao trabalho com meios alternativos, como a bicicleta, encontraram dificuldades.
Buracos, trânsito e falta de ciclovias foram alguns deles. O prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT) também usou o veículo para ir até a prefeitura na manhã desta quinta-feira (22) e reconheceu os problemas. Ele afirmou que pretende aumentar as ciclovias do município para além das utilizadas no lazer.
"Já temos um projeto sendo montado no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), as secretarias estão trabalhando nisso, houve um atraso. Temos uma ciclovia que é de lazer que está em execução, mas nós temos, por exemplo, na Avenida Saul Elkind um grande projeto que vai ser a maior ciclovia do município", comentou.
Ele afirmou que pretende entregar várias dezenas de quilômetros de ciclovias ao final de seu governo. Muitas pessoas reclamaram do Dia Mundial sem Carro, principalmente quem tentou atravessar o Centro de Londrina. Mesmo com as críticas, o prefeito ressaltou a importância da data para pensar no problema da poluição e do trânsito na cidade.
"Às vezes a gente toma algumas ações como faixa exclusiva para ônibus, Pé na Faixa, instalações de radares em pontos de alta velocidade que, na verdade, você perde popularidade, com isso você gera às vezes revolta, mas não tem outro jeito. Se o prefeito não fizer isso, a cidade vai virar um caos", defendeu.
Vale lembrar que a Avenida JK permanecia congestionada durante toda a manhã, apesar da orientação dos agentes de trânsito. As pessoas devem evitar o trecho e, quem tiver que fazer a conversão à esquerda da Rua Professor João Cândido, pode optar pela Avenida Rio de Janeiro ou pela Rua Brasil.